ItuPolícia

Secretário Estadual de Segurança realiza reunião em Itu

O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou, na manhã desta quinta-feira (8), de reunião com as forças de segurança de Itu.  O titular da pasta conheceu o funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) da cidade. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura Municipal.
 
“O nosso papel aqui foi prestigiar uma reunião do GGI, que é um gabinete criado para tratar a Segurança Pública local, desenvolvendo ações que visam proporcionar uma segurança mais efetiva. E aqui eu vi um trabalho muito bem feito, coordenado pelo prefeito [Guilherme Gazzola]. É uma grande satisfação estar aqui. Gostaria de estimular isso em todas as cidades do Estado”, afirmou.  
 
A reunião do GGI contou com a participação de representantes de todos os órgãos de segurança que integram o gabinete. Representantes da PM também falaram sobre a eficácia do trabalho desenvolvido pelo GGI, que tem contribuído com os resultados da polícia e, inclusive, com a redução dos indicadores de roubos e furtos de veículos. 
 
Desde que assumiu a pasta, em janeiro deste ano, o general defende a integração entre os órgãos para fortalecer o combate à criminalidade em todo o Estado de São Paulo. “Quando há integração, não há solução que não seja construída conjuntamente”, afirma. “Municipalização é um dos eixos mais importantes da Segurança Pública”.
 
Em maio, logo após a primeira reunião do grupo, o GGI possibilitou a prisão de um homem conhecido como “cabelo”. Ele chefiava uma quadrilha de roubos e furtos de veículos. Em seguida, foi possível também prender um dos envolvidos no roubo de uma loja de telefonia. A GCM recebeu uma denúncia, identificou o veículo, repassou as informações à PM, que conseguiu prender o autor e recuperar parte da carga.
 
“A presença do general vem consagrar o projeto que iniciamos no primeiro semestre, estimulado pelo nosso secretário, e com resultados aparentes”, afirmou o prefeito Guilherme dos Reis Gazzola. “Quando há inteligência e quando os órgãos se conversam o resultado aparece”, completou.
 
GGI de Itu
 
A primeira reunião do grupo em Itu aconteceu em 15 de maio deste ano. O encontro é realizado para discutir o trabalho de inteligência e de ações conjuntas efetivas entre os órgãos que o integram – polícias Militar (com equipes do Policiamento Rodoviário e Ambiental, além do Corpo de Bombeiro) e Civil e a Guarda Civil Municipal.
 
Trata-se de um fórum executivo e deliberativo, que acontece periodicamente, com representantes de cada corporação, para que haja planejamento estratégico e para que sejam tomadas decisões referentes ao trabalho em toda a cidade. O objetivo é aprimorar e desenvolver com excelência a prestação de serviço à população.
 
foto: Paula Vieira