CidadesIndaiatuba

Segunda edição do Encontro de Observação de Aves de Indaiatuba acontece em dezembro

Interessados podem se inscrever pelo portal Cultura Online e serão acompanhados por ambientalistas

Indaiatuba é uma cidade rica em biodiversidade de pássaros: mais de 300 espécies já foram registradas, um indicativo de qualidade de vida do município. Pensando nisso, no próximo dia 3 de dezembro, das 7h às 12h, acontece a segunda edição do Encontro de Observação de Aves, na alça de acesso em frente à Prefeitura. As inscrições acontecem no portal Cultura Online e durante o evento será apresentado o 1º Ponto de Observação de Aves de Indaiatuba.

Os participantes terão como guias os ambientalistas e pesquisadores Rubens Galdino de Carvalho Filho e Rafaela Wolf de Carvalho. “A primeira edição do Encontro de Observação de Aves foi realizado em 2022 e foi um sucesso. Desta vez, voltamos com o encontro e presenteamos os observadores com um ponto oficial, destacando a biodiversidade a fauna do município em nosso cartão postal: o Parque Ecológico”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.

As inscrições acontecem no portal Cultura Online por meio deste link. Serão oferecidos oito grupos, com 40 vagas cada e trilhas de meia hora de duração. A primeira turma terá início às 7h. Todas as atividades são gratuitas.

Dicas Importantes:

– Usar traje adequado para trilha, roupas confortáveis, tênis, boné e protetor solar
– Levar garrafa de água para manter-se hidratado
– Caminhada é em silêncio
– Chegar com 15 minutos de antecedência
– Maquina fotográfica e binóculo são grandes aliados

O que é?

Segundo o Instituto Últimos Refúgios (www.ultimosrefugios.org.br), organização socioambiental e cultural sem fins lucrativos que atua desde 2011 na divulgação e sensibilização ambiental com foco no trabalho fotográfico e audiovisual relacionado ao meio ambiente, a observação de aves (Birdwatching) é uma atividade sustentável que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

No Brasil, a observação de aves de forma recreativa é relativamente recente, sendo que nas últimas décadas muitos clubes de observadores (COA) vêm surgindo. Esta atividade traz uma série de benefícios, como o desenvolvimento do turismo responsável; fomento da informação e educação ambiental com comunidade e turistas; coleta de dados científicos; sensibilização para o desenvolvimento sustentável; geração de renda e valores agregados para as comunidades locais; e incentivo dos setores hoteleiro e turístico.

2º Encontro de Observação de Aves de Indaiatuba

Data: 3 de dezembro
Horário: a partir das 7 horas
Local: Alça de acesso em frente à Prefeitura de Indaiatuba
Inscriçõesneste link 

Com informações: Assessoria/PMI

Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI