IndaiatubaPolítica

Sessão de duas horas marca retorno dos trabalhos na Câmara

HUGO ANTONELI JUNIOR

Com sete minutos de atraso os vereadores retomaram as sessões na Câmara de Indaiatuba (SP) nesta segunda-feira (5). Os trabalhos só terminaram após as oito da noite, cerca de duas horas depois, em um início marcado por indicações, homenagens e sem projetos polêmicos. Foram mais de 70 indicações, 17 moções e 10 projetos de lei apresentados, todos aprovados.

Entre os homenageados estiveram os organizadores da Festa das Nações de Indaiatuba (Fenui), realizada no mês passado na Viber, duas notas de pesar e diversas menções a esportistas, campeonatos e entidades esportivas. Dos textos apresentados apenas um teve voto contrário dos três vereadores da oposição, que foi a alteração na regulamentação da entrega de panfletos na cidade.

“Ficou muito descaracterizado”, afirma o autor da lei (6.915/18), em vigor desde abril do ano passado, o vereador Ricardo França (PRP). “Deste modo a Prefeitura pode ser afetada porque nem ela própria poderá fazer campanhas importantes com entrega de panfletos como o Maio Amarelo”, justificou.

Em primeira votação, o texto que altera a lei a pedido da Prefeitura teve nove votos favoráveis e deve seguir em discussão nas próximas semanas. França também é autor do projeto para que as correspondências da Prefeitura sejam em braille para os deficientes visuais. O texto passou por primeiro votação simples, sem votos contrários.

Um projeto do vereador Arthur Spíndola (PV) que proíbe a “mutilação estética de animais” foi aprovado. “Havia o mito de que cortando a orelha de um pitbull, por exemplo, ele ficaria “melhor” para treinar. Ou até corte do rabo do cachorro, enfim. Este projeto quer pôr fim a este tipo de mutilação apenas por uma questão estética”, justificou na tribuna.

O vereador Chiaparine (MDB) enviou à votação um texto para criar o “dia do proprietário de bicicletaria e do profissional mecânico do bicicleta”. Outros projetos votados e aprovados são relativos ao orçamento, ao código tributário, nome de rua e um título de cidadão honorífico esportivo para Bernardo Penaluer Xene. 

As sessões da Câmara acontecem toda segunda-feira, às seis da tarde, na rua Humaitá, 1167 – Centro.

foto: assessoria da Câmara