Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/plugins/bingo-ruby-core/includes/social.php on line 1001

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-includes/formatting.php on line 4494

Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo/templates/template_single_post.php on line 1097
campinasCidades

Sexta tem eclipse e “lua vermelha”; Observatório de Campinas está com inscrições abertas

Estão abertas até quarta-feira, dia 25, as inscrições para ver o eclipse e a “lua vermelha” na sexta-feira, dia 27, no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini. As adesões podem ser feitas pelo site. Durante o eclipse, a noite ficará mais escura o que possibilita a visualização de outros astros, como é o caso de Marte.  A cada 26 meses, a Terra passa entre Marte e o Sol. Isto é chamado de oposição, o que torna favorável a observação pelo telescópio. O eclipse poderá ser visto a olho nu.

Para a visitação no dia 27, a entrada do público no Observatório poderá ser feita até as 20h30. Os inscritos deverão apresentar documento de identificação. Recomenda-se, ainda, levar  agasalho, já que o local é serrano e frio, e lanche, em razão do espaço não contar com praça de alimentação.

O eclipse no Brasil

O eclipse começa às 16h30, mas a Lua não terá nascido no Brasil ainda. A partir das 17h15 ela aparece no Recife, a capital brasileira com mais tempo para admirar a fase total, que termina às 18h13 minutos. A parcial, quando a Lua está só um pedaço coberta pela sombra, ocorre até 19h19 e poderá ser vista em todo o país.

Para observar, a melhor saída é ir para um lugar aberto e o mais perto da costa do Brasil possível. Vale checar o horário que nasce a Lua em cada região e ver qual será a janela de tempo para apreciar. Consigo ver na avenida Paulista? Difícil. O horizonte é tomado por prédios, muitas luzes. O ideal é ir para um campo aberto, onde geralmente é bom para observar as estrelas, segundo o Thiago Signorini Gonçalves, da Sociedade Astronômica Brasileira.

Serviço  
“Eclipse da Lua e Oposição de Marte” 
Onde: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/nº, Pico das Cabras, distrito de Joaquim Egídio).
Quando: 27 de julho, das 17h às 23h.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (estudante com carteira). Pagamento em dinheiro. Não serão aceitos cartões ou cheque. A bilheteria permanecerá aberta das 17h às 20h30 para receber os inscritos.
Estacionamento gratuito com 120 vagas.
Mais informações pelo e-mail [email protected]
foto: Reuters