CidadesIndaiatuba

Simpósio sobre libras acontece neste final de semana e está com inscrições abertas

O Instituto Libras Livre de Indaiatuba, realiza nos dias 21 e 22 de setembro o I Simpósio Libras Livre – o Dia Azul.  As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de Setembro pelo e-mail [email protected]. O investimento é de 160.

O evento é o primeiro Simpósio realizado pelo Instituto Libras Livre, e é voltado para pessoas surdas, familiares de surdos, ouvintes, tradutores/intérpretes, instrutores, professores da Libras -a Língua Brasileira de Sinais- e simpatizantes da comunidade surda.

A intenção é proporcionar aos ouvintes maior conhecimento sobre a cultura e língua usada pelos surdos e promover efetivamente a inclusão e acessibilidade da pessoa surda, instruindo-a a ser protagonista.

As palestras do I Simpósio Libras Livre – O Dia Azul de 21 de setembro, serão ministradas pelos surdos Elivelton Silva, Teresa Leança, Carlos Cristian e Eduardo Rocha. Haverá ainda a palestra no dia 22 de setembro com o tema “Estratégias de Interpretação Simultânea” oferecida pelo ouvinte Felipe Sabará e surdo Carlos Cristian.

A organizadora do Simpósio, diretora do Instituto Jennifer Grebmov, afirma que a intenção deste primeiro Simpósio é promover o conteúdo ministrado principalmente por pessoas surdas por terem a Libras como sua língua materna. “Queremos também oferecer melhores ferramentas e conhecimento aprofundado para tradutores/intérpretes dos vários campos de atuação, instrutores e professores de Libras”, afirma.

O evento também tem por finalidade homenagear e incentivar o surdo, acreditar em seu protagonismo, levantar a bandeira dessa causa lutando por maior visibilidade e conscientizar e chamar a atenção da sociedade civil e poder público para as necessidades da educação bilíngue – Libras-Língua Portuguesa para integração da pessoa surda.

A escolha do mês de setembro para este primeiro evento em Indaiatuba é repleta de significados na cultura e história nacional e internacional. São diversos marcos históricos para a Comunidade Surda que merecem ser lembrados e homenageados:

No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Língua de Sinais, uma data que visa promover o respeito e a valorização da Língua de Sinais nos mais diversos países. Dia 26 de Setembro é o dia Nacional dos Surdos. Em 1857 a Comunidade Surda teve uma grande vitória com a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil, no Rio de Janeiro.

Dia 30 de Setembro é o Dia Internacional do Surdo, a data também foi escolhida para quebrar a imposição da escolha fatídica feita no Congresso de Milão, onde proibiu-se o uso das línguas de sinais por quase 100 anos em todo o mundo.

INSTITUTO LIBRAS LIVRE

O Instituto Libras Livre tem 8 anos de fundação e em Indaiatuba está há 1 ano trabalhando com Língua Brasileira de Sinais. A estimativa é que Indaiatuba tenha aproximadamente três mil surdos/deficientes auditivos.

“Nosso sonho é unir essa comunidade para que Indaiatuba seja reconhecida como um forte polo regional no ensino da Libras e apoio aos surdos, um lugar onde pessoas aprendam, interajam, um lugar onde os surdos se sintam representados, porta de entrada para impactar e fazer a diferença em toda uma sociedade. Queremos que os ouvintes sejam capacitados para atendimentos em todas as áreas de repartições públicas e privadas, bem como hospitais, comércios, empresas, ONGs, Instituições de ensino, lazer e turismo”, diz Jennifer.

O Instituto Libras Livre promove cursos de Libras – Língua Brasileira de Sinais -de todos os níveis para adultos e crianças, de português e inglês para surdos, cursos de Libras segmentados por profissão, de capacitação de voluntários para atendimento, cursos para empresas, workshops e oficinas em Língua de Sinais e prestação de serviços de consultoria e tradução/Interpretação de eventos.

Jennifer, além de estar à frente do Instituto, atua na Câmara Municipal de Indaiatuba como intérprete de Libras das Sessões. Atua também como professora de Libras pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

Serviço:

I Simpósio Libras Livre – O Dia Azul

Programação:  I Simpósio Libras Livre – O Dia Azul

  • Data: 21/09/2019 – Sábado
  • Horário: das 8h às 18h
  • Local: Rua Cerqueira César, 276 – Centro. Indaiatuba/SP.
  • Protagonismo Surdo (Elivelton Silva)
  • Gramática da Língua Portuguesa & Gramática da Libras (Teresa Leança)
  • Expressão facial e corporal, classificadores com foco da gramática (Eduardo Rocha)
  • Artefatos Culturais da Comunidade Surda (Carlos Cristian).

 

22/09/19 – DOMINGO

  • das 8h às 11h – Workshop “Estratégias de Interpretação Simultânea” – Professores Felipe Sabará e Carlos Cristian
  • Na compra do ingresso para o Dia Azul (21/09), GANHARÁ O INGRESSO para a palestra dos professores Felipe Sabará e Carlos Cristian do dia 22 de setembro.

foto: divulgação