Sinfônica de Indaiatuba anuncia agenda de junho – Comando Notícia
CidadesCulturaIndaiatuba

Sinfônica de Indaiatuba anuncia agenda de junho

Escola de musica da orquestra sinfonica de indaiatuba felipe gomes

Associação Mantenedora da Orquestra (AMOJI) apresenta uma agenda cultural diversificada para o mês de junho, com destaque para a ópera brasileira contemporânea O Menino e a Liberdade no dia 6, às 20h, na Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), em Indaiatuba. A programação inclui ainda a récita da ópera em Araras (8/6, 18h, Teatro Estadual de Araras), dois encontros da série Concertos na Comunidade (15/0610h30, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim Brasil; 22/0610h, Capela São José, Fazenda Pimenta) e o Musical EMOSI, com 250 alunos da Escola de Música da OSI, no dia 24, às 19h30, também no Ciaei. Todas as apresentações têm entrada gratuita e classificação livre.

  • Museu da água

A ópera O Menino e a Liberdade, de Ronaldo Miranda com libreto de Jorge Coli, é baseada no conto homônimo de Paulo Bomfim, e retrata um jovem que, ao ver a inscrição ‘livre’ numa placa, questiona sua mãe sobre o significado daquela palavra, o que desencadeia uma discussão entre os que estão à sua volta sobre o significado da liberdade em suas mais diversas perspectivas. Criada em 2013, a ópera possui apenas um ato e recebeu o prêmio de Melhor Obra Vocal pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) daquele ano, sendo considerada um marco na produção contemporânea brasileira. A ópera combina elementos da música moderna com influências do romantismo e da escrita vocal do século 1920, mantendo uma linguagem expressiva, acessível e colorida. O concerto tem classificação indicativa de 12 anos, é uma realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com recursos captados por meio de incentivo fiscal, com patrocínio das empresas Tuberfil, Plastek e John Deere, tem apoio da MMídia e Atom Lab, realização da Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Cultura de Indaiatuba, AMOJI e Cia Ópera São Paulo.

A série Concertos na Comunidade tem como finalidade principal levar a música orquestral do teatro para os bairros de Indaiatuba, possibilitando que toda a população tenha acesso à música e à cultura, reunindo apresentações gratuitas, que acontecem em parceria com as comunidades, aproximando a Sinfônica de Indaiatuba de toda a população. A série é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc, por intermédio do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Tuberfil, Plastek e John Deere, tem apoio da MMídia, Paróquia Nossa Senhora e Capela São José, realização da Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Cultura de Indaiatuba e AMOJI.

Já o Musical EMOSI reúne alunos em grupos e orquestras, apresentando repertório clássico e contemporâneo desenvolvido ao longo do semestre, com destaque para as novas orquestras Allegretto e Allegro, compostas por estudantes dos anos iniciais do programa educacional da Escola. O Musical é uma realização da Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Cultura de Indaiatuba e AMOJI, com patrocínio das empresas Tuberfil, Plastek e John Deere, e apoio da MMídia.

AMOJI reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à música e a valorização da cultura local, contando com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura, empresas patrocinadoras e parceiros. “A música é uma ferramenta poderosa de inclusão social e valorização cultural. Estamos felizes em proporcionar uma programação que dialoga com diferentes públicos promovendo o acesso à arte e à educação musical”, afirma Paulo de Paula, maestro e diretor artístico da Sinfônica.

AGENDA DE JUNHO

Ópera O Menino e a Liberdade
06/06 (sexta) às 20h – Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), Indaiatuba (SP)
08/06 (domingo) às 18h – Teatro Estadual de Araras (SP)

Concertos na Comunidade
15/06 (domingo) às 10h30 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim Brasil, Indaiatuba (SP)
22/06 (domingo) às 10h – Capela São José, Fazenda Pimenta, Indaiatuba (SP)

Musical EMOSI
24/06 (terça) às 19h30– Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), Indaiatuba (SP)

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Com informações: Samanta de Matino- Armazém da Notícia 

Foto: Felipe Gomes