CidadesCulturaIndaiatuba

Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto Mendelssohn

Espetáculo será regido pelo maestro e solista convidado Claudio Cruz

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) tem novo encontro marcado para o dia 30 de setembro, com entrada gratuita. A noite será dedicada a um dos compositores mais importantes do século 19, Felix Mendelssohn, pianista e maestro alemão do período romântico. O espetáculo será regido pelo maestro e solista convidado, Claudio Cruz, com início às 20h na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, em Indaiatuba (SP).

REPERTÓRIO No programa, a Orquestra executa a Abertura As Hébridas, também conhecida como A Gruta de Fingal. Essa obra foi composta a partir de uma excursão do compositor à ilha de Staffa, na Escócia, onde fica a famosa gruta de Fingal, daí o nome. De acordo com historiadores, a visão da ilha e da gruta causaram um impacto tão grande, a ponto de Mendelssohn escrever os primeiros compassos da peça ainda durante a viagem. 

Na sequência, o Concerto para Violino em Ré Menor, tendo Claudio Cruz como solista. Finalizando o concerto a Sinfonia n° 4 em Lá Maior, intitulada Italiana, composta em outra viagem de Mendelssohn. O compositor sempre foi fascinado pela cultura da Itália e dividiu a obra em quatro movimentos – Allegro vivace, Andante con moto, Con moto moderato, Saltarello Presto – e conserva o brilhantismo e a alegria que o compositor alemão enxergou na Itália.

“Essas histórias revelam a força da inspiração e como as experiências de viagem podem desencadear verdadeiras obras-primas na mente de artistas talentosos como Mendelssohn. É uma jornada sonora que nos permite conhecer um pouco mais do mundo e do coração criativo de um dos grandes compositores da história da música”, destaca o maestro e solista convidado, Cláudio Cruz.

O COMPOSITOR Mendelssohn é considerado um dos maiores prodígios da música, tão precoce quanto Mozart. Além disso, era conhecido por sua habilidade de incorporar estilos musicais diferentes em suas composições, com talento excepcional como pianista e regente. Apesar de ter morrido com apenas 38 anos de idade, Mendelssohn deixou um legado musical extraordinário.

CONVIDADO Maestro e solista, Claudio Cruz iniciou-se na música com seu pai, o Luthier e violinista João Pereira Cruz, tendo sido premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards entre outros.

Participou de diversos Festivais de Música, Festival Internacional de Campos de Jordão, Festival de Verão da Carinthia (Áutria), Festival Internacional de Música de Cartagena, Festival Internacional La Música (Sarasota- EUA), Festival de Música de Menton (França) entre outros. De 1990 a 2014 ocupou o cargo de Spalla da Osesp. Foi Regente Titular das Sinfônicas de Ribeirão Preto, Campinas e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atualmente é Primeiro Violino do Quarteto Carlos Gomes, Regente e Diretor Musical da Orquestra Jovem do Estado de SP.

Em sua discografia destacam-se os Concertos de Bruch, Tchaikovsky, Ronaldo Miranda e Fantasia de Almeida Prado gravados com a Osesp, concertos para cello e orquestra gravados na Inglaterra com a Royal Northern Sinfonia, Antônio Meneses cello, Selo Avie, indicado ao Grammy Awards Internacional, CD com obras brasileiras gravado na Itália (Selo Dynamic), CDs de compositores brasileiros gravados pelo Quarteto Carlos Gomes entre muitos outros.

Em 2021 lançou os trios de Villa-lobos com Antônio Meneses e Ricardo Castro, álbuns com os pianistas Marcelo Bratke, Olga Kopylova, os Quartetos de Meneleu Campos com o Quarteto Carlos Gomes. Em 2022 gravou álbuns com o violinista Emmanuele Baldini e com o violista Gabriel Marin.

SINFÔNICA A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba tem se tornado uma referência musical, razão pela qual recebeu, em novembro de 2020, o Prêmio por histórico de realizações, concedido pelo Governo do Estado. Com a missão de promover o desenvolvimento musical de Indaiatuba, vem estabelecendo uma relação estreita com toda a comunidade, apresentando uma programação musical diversificada ao longo das temporadas que inclui gêneros e estilos diferentes, do clássico ao rock, da ópera ao popular. Além das apresentações no teatro, a orquestra tem promovido concertos pelos bairros da cidade e apresentações didáticas em escolas públicas do município.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba é dirigida pelo maestro Paulo de Paula, que também ocupa a função de diretor artístico desde sua fundação. Em suas últimas temporadas, grandes nomes da música clássica como Emmanuele Baldini, Daniel Guedes, Cármelo de los Santos, Pablo de Leon, André e Claudio Micheletti, Luiz Afonso Montanha, Rogério Wolff, Kayami Satomi e Jean William se apresentaram como convidados junto à orquestra além de artistas populares como Anna Setton, Ive Greice, Vanessa Moreno, Zeca Baleiro, Paralamas do Sucesso e Lenine.

COMO ASSISTIR? Para conferir a apresentação recomenda-se chegar meia hora antes, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada.

A realização é da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com patrocínio master da Toyota e patrocínio da Tuberfil e Plastek, através da lei federal de incentivo à cultura e do Programa de Ação Cultural do Governo do estado de São Paulo. A Sala Acrísio de Camargo fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), situado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, bairro Jardim Regina — Indaiatuba (SP).

SERVIÇO
Concerto Mendelssohn – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data: 30/09 l Horário: 20h
Entrada gratuita e por ordem de chegada
Onde
: Sala Acrísio de Camargo (Ciaei) – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – MAPA AQUI 

Foto: Felipe Gomes