Apresentação acontece dia 18, no Ciaei, e tem entrada gratuita
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) tem novo encontro no próximo dia 18, em uma noite dedicada a três importantes compositores, no concerto Panorama Brasileiro. A apresentação acontece a partir das 20h, na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei – Indaiatuba (SP), sob regência e direção artística do maestro Paulo de Paula.
As obras escolhidas para a noite são a abertura da ópera O Guarany, de Carlos Gomes; Bachianas Brasileiras 4, de Heitor Villa Lobos, e Museu da Inconfidência, de César Guerra-Peixe. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
A proposta deste concerto, segundo o maestro Paulo de Paula é apresentar um panorama da música brasileira. “São três importantes obras, que representam momentos diferentes da nossa música. Os escolhidos figuram entre os maiores compositores brasileiros de música de concerto”, destaca.
REPERTÓRIO
O Guarany (1870), ópera de Carlos Gomes inspirada no romance homônimo de José de Alencar, conta a história a partir do ano de 1560 ambientada no litoral do Rio de Janeiro, quando Cecília, filha de um nobre português, se apaixona por Peri, indígena pertencente a tribo guarani. Essa é a obra mais conhecida do compositor campineiro, que atingiu fama internacional com suas óperas e que terá sua abertura executada pela Sinfônica.
Já as Bachianas Brasileiras (1938), embora seja uma homenagem de Villa Lobos ao compositor alemão Johann Sebastian Bach, está repleta de referências brasileiras, bem ao estilo do autor. A Bachiana 4, por exemplo, que foi composta inicialmente para piano e posteriormente para orquestra. O primeiro movimento, o Prelúdio, é uma das passagens mais conhecidas do compositor.
A peça que encerra o programa foi composta em 1972. A obra apresenta as impressões de César Guerra-Peixe acerca do Museu da Inconfidência de Ouro Preto. O compositor procura representar através de sons, suas impressões sobre o prédio do museu, a entrada e o um dos salões que abriga o Panteão dos Inconfidentes, onde estão depositados os restos mortais de alguns deles.
COMO ASSISTIR? Para conferir a apresentação recomenda-se chegar meia hora antes, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada.
O concerto tem realização da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e conta com patrocínio master da Toyota e patrocínio da Tuberfil e Plastek, por meio da lei federal de incentivo à cultura e do Programa de Ação Cultural do Governo do estado de São Paulo. A Sala Acrísio de Camargo fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), situado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, bairro Jardim Regina — Indaiatuba (SP).
SERVIÇO
Concerto Panorama Brasileiro – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data: 18/08 l Horário: 20h
Entrada gratuita e por ordem de chegada
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) – avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – MAPA AQUI
Sobre a AMOJI A Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (AMOJI) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove também o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que disponibiliza masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil e uma programação cultural de concertos para a comunidade.
Instagram orquestrasinfonicadeindaiatuba I Facebook orquestraindaiatuba
Com informações: Armazém da Notícia
Foto: Felipe Gomes