Cidades

Sobem os preços da gasolina e diesel; acumulado no ano passa de 18%

A partir da zero hora desta quarta-feira (8), o óleo diesel comercializado nas refinarias da Petrobras estará 2,5% mais caro, enquanto a gasolina terá reajuste de 0,6%. Na noite de segunda-feira (6), a empresa já havia divulgado para esta terça-feira (7) um aumento de 2,3% para a gasolina e de 1,9% para o diesel.

Em nota, a Petrobras justificou o aumento que passou a vigorar hoje como consequência “do aumento das cotações dos produtos e do barril do petróleo no mercado externo, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep)”. Também contribuiu para a alta dos derivados, “a depreciação do valor do real frente ao dólar”.

O reajuste no preço da gasolina nas refinarias é o quarto consecutivo concedido pela estatal este mês. Depois de iniciar outubro em queda (-0,2%), a gasolina subiu 0,9% no dia 2 e 3,6% no dia 4. Já o diesel, que também havia começado o mês em queda – 0,4% – já acumula três aumentos no mês.

Gás

O valor médio de um botijão de gás de 13 kg subiu 1% na semana, para R$ 65,08, de acordo com a ANP. A Petrobras anunciou sucessivos aumentos no valor do GLP residencial, o gás de cozinha, nos últimos meses. No domingo (5), entrou em vigor o último aumento, de 4,5%.

Assim como a variação dos preços da gasolina, o repasse dos reajustes no valor do gás ao consumidor final depende das distribuidoras. Se o valor for ajustado integralmente, o botijão ficará R$ 1,21 mais caro, segundo a Petrobras.