Com o objetivo de evangelizar através da música, o Som e Vida deste ano será ainda mais especial. Ele marcará a celebração dos 25 anos da Paróquia Santo Antônio, localizada no Jardim Morada do Sol. A grande festa acontece no dia 1º de julho, na Praça do Barco do Parque Ecológico, com destaque para o show com Rosa de Saron.
A entrada para a 20ª edição do evento é gratuita, porém pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado para os Vicentinos do Jardim Morada do Sol.
O evento terá início a partir das 17h, com a missa de comemoração dos 25 anos da Paróquia Santo Antônio, aniversário que é celebrado todo dia 13 de junho. Principal momento de fé do evento, a missa será realizada pelo pároco da Santo Antônio, padre Caio Augusto de Andrade, e também pelo padre Paulo Emiliano, da comunidade São Francisco de Assis. “É um momento de festejar e agradecer a Deus por esses 25 anos da Paróquia. Mas ninguém comemora sozinho e por isso teremos conosco outras paróquias da cidade, como a Santa Terezinha, São Francisco e Perpétuo Socorro”, salienta o padre Caio.
Logo após a missa, as comemorações seguem com a apresentação dos DJ’s Giba, Carlão e Bento. A animação continua pela noite, com o show especial da banda Lírios do Vale, da cidade de Guarulhos, que trará para o palco do Som e Vida as melhores canções do Pop/Rock.
E para fechar a noite de muita festa com “chave de ouro”, por volta das 22h a animação fica por conta de Rosa de Saron, atualmente um dos grandes nomes musicais do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica e que se apresenta no Som e Vida pela segunda vez.
De acordo com um dos organizadores do evento, Marcelo Oliveira, além de ser um destaque nacional, a escolha do Rosa de Saron para este ano deu-se por conta de um pedido da comunidade. “Era um desejo dos fiéis da Paróquia Santo Antônio em assistir ao show da banda”, lembra. “É um grande desafio promover a edição deste ano, porém tenho certeza que será o maior evento realizado pelo Som e Vida.”
Além do musical, o evento contará ainda com uma ampla praça de alimentação, “comandada” pela Santo Antônio com ajuda da Paróquia Perpétuo Socorro, que juntas montarão barracas de pastel, lanche de linguiça, pamonha, quentão e outros produtos típicos desta época do ano.
São aguardadas para esta edição do Som e Vida cerca de 10 mil pessoas. “É um grande privilégio realizar mais uma edição do evento e desta vez por um motivo ainda mais especial: os 25 anos da Paróquia Santo Antônio”, diz Marcelo. “Sei que estão confiantes no nosso trabalho, por isso nada mais justo que promover um evento a altura.”
O Som e Vida deste ano tem apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e patrocínio do Lógica Assessoria contábil, Água Viva Instrumentos Musicais, Mineiro Manutenção Predial, Só Modas, Dominium Empreendimentos Imobiliários e Prolink.
Mas para ajudar com os custeios do evento, o Som e Vida e a Paróquia Santo Antonio estão realizando uma rifa, no valor de R$ 20 cada número, cujo prêmio será uma motocicleta Honda CG 160 Start e que será sorteada no dia do evento.
A rifa pode ser comprada na Paróquia Santo Antônio, localizada Zephiro Puccinelli, 1.351, no Jardim Morada do Sol; ou então na Livraria Água Viva, situada na Siqueira Campos, 511, no Centro.
Paróquia Santo Antônio 25 anos de evangelização
O Som e Vida, que acontece no dia 1º de julho, irá celebrar os 25 anos da Paróquia Santo Antônio, que este ano tem como lema: “O Senhor fez em mim maravilhas”. (Lucas, 1-49b)
Segundo o pároco da Santo Antônio, esta será a primeira vez que o aniversário da igreja é celebrado em parceria com um grande evento. “A comemoração será feita após o término da nossa quermesse, que terá quatro finais de semana, sempre aos sábados e domingos, por volta das 19h30, sendo de 3 a 25 de junho”, diz o padre Caio. “Cerca de 10 mil pessoas devem comparecer nos quatro finais de semana de quermesse, que acontece na praça em frente a paróquia.”
Além da quermesse e do Som e Vida, a paróquia também lançou uma revista comemorativa dos seus 25 anos, que conta com 36 páginas e pode ser encontrada gratuitamente na própria paróquia.
A igreja Santo Antônio do Jardim Morada do Sol foi fundada em 1981, com o padre Luiz Antônio Guedes, que contou com grande apoio da comunidade do bairro, formada na sua maioria por imigrantes vindos do Paraná e Minas Gerais.
Ele ficou até 1984, quando chegaram à comunidade os padres João Augusto Piazza (pároco) e Geraldo Jacobucci (vigário Paroquial).
Somente em 1992, com o padre Joaquim Aparecido Rocha, é que a igreja tornou-se uma paróquia. Ele ficou como pároco da igreja até 1998. Passaram ainda pela Paróquia Santo Antônio os padres: Jerônymo Antônio Furian (de 98 a 99), Marcelo Donizette Priviatelli (99 a 2004), Edmilson Euclides Lovatto (2004 a 2008), Alexandre Souza e Silva Moura (2008 a 2010), Victor da Silva Almeida Filho (2008 a 2010), João Paulo da Silva (2011 a 2013), Florentino Antonio dos Santos Silva (2013 a 2014) e o padre Caio, que é pároco de 2014, e que atualmente atua ao lado do padre Fernando Marçola Neves e com o diácono Jandeir Teixeira.
Atualmente a Paróquia Santo Antônio é formada por sete comunidades, sendo Santo Antônio, São João Batista, São João Paulo II, Nossa Senhora de Lourdes, São Pedro, Sagrado Coração de Jesus e a comunidade Nossa Senhora Aparecida.
A paróquia Santo Antônio conta com diversas pastorais e movimentos, como de Casamento, Batismo, Primeira Comunhão, Crisma, Pastoral da Criança, Renovação Carismática, grupos de vivências e muitos outros. São ao todo cinco funcionários e mais de 500 voluntários nas sete comunidades da paróquia. Semanalmente cerca de 4 mil pessoas passam pela Santo Antônio. Por mês são realizadas 24 missas, 20 casamentos e 35 batizados.
Sobre o Som e Vida
O Som e Vida chega a sua 20ª edição, sempre com objetivo de evangelizar através da música. O primeiro evento foi realizado em 1994, quando o diácono Virgílio, da Paróquia Santa Terezinha, reuniu os fiéis na praça da igreja, em Itaici, para uma noite carismática destinado aos jovens.
Mas o evento só veio ter um show de grande proporção em 2006, quando passou a ser idealizado pelo grupo de jovens Raio de Luz, também da Santa Terezinha. Na ocasião, o evento foi realizado na Praça do Lago, com shows de Expresso HG e Exalta Cristo. Mais de 5 mil pessoas participaram do evento.
No ano passado, o Som e Vida foi realizado no Pavilhão da Viber, quando mil pessoas compareceram para assistir os shows do cantor Léo, da banda Dominus, Flavinho da Canção Nova e Antonio Alves.
Nesses quase 23 anos de evento, já subiram no palco do Som e Vida nomes consagrados da música Católica, como Eugênio Jorge, Rosa de Saron, Dunga, Cosme, Antônio Alves, padre Cleidimar, padre Nilson Motta, Via 33, Expresso HG, Jake, Nova Face e muitos outros.
O evento não tem fins lucrativos e toda a renda arrecadada será destinada para cobrir os custos e a formação do caixa para a realização de outras edições do Som e Vida.
Sobre o Rosa de Saron
O Rosa de Saron surgiu em 1988, em Campinas, dentro do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica. A banda é formada pelos músicos Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria).
A banda conta com diversos trabalhos nestes 26 anos de estrada. O mais recente é o CD e DVD, acústico e ao vivo 2/3, um dos projetos mais bonitos da banda. Tendo a proposta estética inspirada na obra do cineasta francês George Méliès, um dos precursores do cinema do final do século XIX e começo do século XX, o álbum é composto por 19 músicas que marcaram a carreira da banda desde o DVD “Rosa de Saron – Acústico Ao Vivo”, lançado em 2008. O trabalho foi gravado em duas sessões nas instalações da Rede Século 21, em Valinhos, em julho de 2015.
Atualmente o Rosa de Saron contabiliza 150 mil acessos/mês no site oficial, mais de 2,9 milhões de fãs no Facebook e mais de 40 milhões de views em seu canal do Youtube. Também alcança o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume.
Créditos Fotos: Comunicação Som e Vida