Cidades

“Somos amados, não temos o direito de desistir”, Izildinha fala de recuperação

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Forte, sorridente e falante, Dinha Lopes não entrega que passou por uma delicada cirurgia há cerca de dois meses para retirar tumores do abdômen. Ela continua com a mesma alegria e garra à frente do Lar de Velhos Emannuel e recebeu o Comando Notícia na tarde desta sexta-feira (27) para falar sobre a recuperação e sua maior força, a vontade de viver.

“Estou me recuperando, vivendo um dia de cada vez. Como dizem os meus médicos, não estou curada, estou tratada. Porque eu vejo de uma maneira que o que é para mim, é meu. Deus não se enganou, Ele não se atrapalha. Vejo tudo isso como uma lição, uma prova, não um castigo, porque tudo isso também me trouxe coisas boas”, afirma.

dinha lopes lar de velhos2

Apesar de ter ficado muito debilitada por conta da agressividade da quimioterapia, ela vê pontos positivos de toda a situação. “Na parte espiritual eu me fortaleço, encontro coisas muito boas como os meus velhinhos. Estou aqui no lar há 29 anos. Tem também a minha família e todas as pessoas que oraram por mim, independentemente da religião, porque eu acho que, apesar de eu ser espírita, e isso todo mundo sabe, a melhor religião é aquela que te torna uma pessoa melhor”, ensina.

“Você pode escolher como viver: mal sofrer ou bem sofrer. Jesus disse. Você pode escolher e aceitar aquilo que não pode ser mudado. Se você aceitar sem revolta, fica mais fácil”, diz. Apesar de demonstrar toda esta força, Izildinha fala também dos medos.

“Eu também tenho as muitas dores, mas vivo com muita alegria. Tenho uma sede de viver imensa, sabe? Eu tenho que lutar. Se o remédio é amargo, eu agradeço ao remédio amargo porque é o que eu tenho e preciso dele para melhorar como pessoa”, afirma.

Ela ainda fala que todas as pessoas do mundo estão como matriculados em uma escola. “Temos dois professores, a dor e o amor. Aí a gente escolhe com o qual vai aprender mais. Como que vocês jovens dizem mesmo? Aceita que dói menos (risos). Aprendi que Deus, Jesus não nos abandona”, diz.

Para encerrar, ela deixa um recado para quem está enfrentando o câncer. “Tenha fé, coragem. Agradeça. Eu sei que é difícil entender isso, mas tudo muda se a gente aceitar e ter coragem de enfrentar o que está por vir. Deus não diferencia nós de ninguém, jamais desista. Nós somos amados, não temos o direito de desistir. Vamos acordar hoje, aproveitar o dia, levantar e criar forças para continuar, porque Deus tem um plano para nós”, diz.

“Doença gosta de cama. Levante e vá, faça o que é necessário. Me sinto forte, converso com as pessoas e digo que acredito no amanhã”, encerra.

dinha lopes lar de velhos

Fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia