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SP-75 é a décima primeira melhor ligação rodoviária do país, diz pesquisa da CNT

A malha rodoviária paulista sob concessão tem as melhores rodovias do país, de acordo com a 23ª Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional do Transporte, divulgada na terça-feira (22), em Brasília. Das 20 melhores ligações rodoviárias avaliadas pelo órgão, 17 recebem investimentos do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo – todas foram classificadas como ótimas.

A rodovia Santos Dumont (SP-75) está em décimo primeiro lugar, incluída na Ligação Sorocaba – Cascata – Mococa – SP-075/SP-340/SP-342/SP-344, classificada como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias Renovias, ViaOeste e Colinas. 

A Rodovia D. Pedro I (SP 65) é considerada a melhor rodovia do país pela primeira vez, em ligação entre Campinas e Jacareí com acesso pela SP 340. O corredor é operado pelas Concessionárias Rota das Bandeiras e Renovias sob fiscalização da Artesp. Em segundo lugar, aparece a Rodovia dos Bandeirantes (SP 348), seguida do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP 70), importante alternativa à Rodovia Presidente Dutra nas viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro, no trecho até Taubaté.

“A avaliação da CNT demonstra que São Paulo está no caminho certo ao delegar para o setor privados os pesados investimentos que são necessários para manter a qualidade da malha rodoviária sem abrir mão de uma forte regulação e fiscalização do setor”, afirma o Diretor Geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho. “Este ano iniciamos o processo de concessão de mais dois lotes rodoviários que passarão a ser operados com esse padrão das melhores rodovias do país”, diz.

A importância de uma malha viária em boas condições está diretamente ligada à segurança, à economia e também ao meio ambiente. De acordo com a CNT, rodovias com pavimento em péssimo estado de conservação conferem um acréscimo médio do custo operacional do transporte da ordem de 91,5%. Na média nacional, considerando o atual estado da malha, o impacto é de 28,5% no custo operacional. São prejuízos que a malha concedida de São Paulo não agrega aos seus usuários.

Foram avaliados 108.863 quilômetros de rodovias. Outro dado apurado pelos técnicos da CNT demonstra que a malha rodoviária que passa por São Paulo é a melhor do Brasil, com 81,8% de sua extensão classificada como ótima ou boa. Considerando todo o país, 59% dos trechos avaliados apresentaram estado geral com classificação regular, ruim ou péssima.

foto: arquivo/Comando Notícia