Cidades

SP terá escolas cívico-militares na rede estadual

O Governo do Estado de São Paulo sancionou nesta semana o projeto de lei que regula e expande as escolas cívico-militares para a rede pública estadual de ensino. Com isso, a Secretaria de Estado da Educação poderá selecionar unidades para serem convertidas ao modelo.

Tenente Coimbra (PSL) é o criador da Frente Parlamentar pela Implementação das Escolas Cívico-Militares no Estado de São Paulo e, do ano passado até hoje, já articulou a instalação de nove unidades nos municípios de Sorocaba, São Vicente, Santos, Guarujá, Taubaté, Bauru, Pirassununga, Barrinha, Taquaritinga. 

A lei 17.359/21 permite que a Secretaria da Educação escolha as instituições que serão convertidas seguindo critérios como o de localização em área de vulnerabilidade social, desempenho no Ideb abaixo da média estadual e oferta das etapas finais do Ensino Fundamental regular e/ou Ensino Médio regular.

Nessas escolas, os militares participarão da parte administrativa e disciplinar, e todas as questões educacionais permanecem sendo de responsabilidade dos professores.

Divulgação