HUGO ANTONELI JUNIOR – EDITORIAL
Pela responsabilidade de também ser a primeira-dama, Tânia Castanho tinha que trabalhar dobrado para mostrar serviço à frente da Secretaria Municipal da Cultura de Indaiatuba (SP). Fez mais do que isso, aumentou as atrações, incluindo festivais gastronômicos e trazendo atrações como a Folia de Reis que fizeram dela, segundo a análise do Comando Notícia, a secretária municipal com o trabalho de maior destaque no ano. Em 2019, Indaiatuba passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, por compor o Circuito das Frutas, e também como um dos quatro finalistas do Estado de São Paulo no Prêmio Top Destinos Turísticos 2019.
No balanço divulgado pela Prefeitura, ela analisou essas novidades. “Unimos dois importantes eventos sediados na cidade, o 27º Passo de Arte Grand Prix e o 10º Festival Gastronômico Sabores da Terra, e também foi lançada a primeira edição do Emin (Encontro Musical de Indaiatuba) em um incrível festival, atraindo grande público nos três finais de semana de atrações musicais, artísticas e culinárias. Somos a primeira cidade da região a oferecer esta oportunidade de acesso a diversas experiências culturais de primeira qualidade, todas gratuitas. Com certeza foi o primeiro de muitos”, comemorou.
Com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Mosteiro de Itaici, promoveu em setembro o 1º Encontro de Folia de Reis, que contou com a participação de 16 companhias de folias de reis de várias cidades paulistas. A Secretaria também implantou este ano a Caminhada Campestre, com o intuito de promover o turismo rural e oferecer uma oportunidade de interação entre os participantes. As duas caminhadas realizadas neste ano foram organizadas por meio do Departamento de Turismo, e aconteceram em parceira com o Sindicato Rural de Indaiatuba.
“Tivemos também um Maio Musical belíssimo, com uma programação bastante diversificada com atrações locais e grandes nomes da música, entre eles: Tiago Abravanel, ‘The Beetles One’, um dos melhores covers da banda na atualidade, a orquestra Jovem do Estado e ainda o 18º Prêmio Nabor Pires Camargo, que também passou a integrar a programação do Maio. Algumas das nossas maiores atrações aconteceram em palco aberto em frente à Prefeitura, para oferecer acesso à cultura para todos os públicos e idades. Nosso objetivo é promover cada vez mais eventos abertos, justamente para democratizar a cultura.”
Música clássica
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba continua um forte trabalho de popularização da música instrumental em concertos que têm atraído cada vez mais público para o teatro (Ciaei) ou para a rua, em apresentações abertas. Pela primeira vez a final do Festival de Rock de Indaiatuba contou com mais um dia de evento, em grande encerramento realizado pela orquestra com o espetáculo Queen in Concert. No programa, clássicos da banda inglesa como Love of my Life, We Are the Champions e I Want to Break Free, entre outros, em incrível espetáculo que, apesar do frio, atraiu grande público para o palco montado ao lado da Concha Acústica, no Parque Ecológico no início de agosto.
No mês seguinte os admiradores de games, filmes e séries, puderam apreciar o espetáculo “Geek Sinfônico”, ocorrido em duas apresentações com lotação máxima na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, e uma em palco aberto no Campo Bonito. Além do repertório e do palco, que contou com telão, cosplayers da saga “Star Wars” marcaram presença, tornando a apresentação ainda mais descontraída e divertida. Vale lembrar que os shows ocorridos no Ciaei foram beneficentes e arrecadaram cerca de 1,5 mil litros de leite que foram doados para as Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social.
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba também realizou programas de clássicos da música erudita, entre eles a “Ópera em Concerto” e a La Serva Padrona em parceria com a Ópera Estúdio Unicamp.
Este ano a Secretaria Municipal de Cultura ganhou um importante reforço no trabalho de inclusão e democratização da música instrumental. Implantado em agosto, o Projeto Camerata Comunidade, desenvolvido em parceria com a Camerata Filarmônica de Indaiatuba, oferece aulas de musicalização infantil, coral e prática de instrumentos de orquestra (Violino, Viola clássica, Violoncelo e Contrabaixo) para cerca de 160 crianças e adolescentes. As aulas acontecem nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do Campo Bonito, na Associação Rotary Clube, no Parque Corolla, e na Emeb Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro.
O trabalho social desenvolvido pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba segue fortalecido com 208 alunos de todas as idades nas aulas de musicalização, flauta doce, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, teoria musical e prática orquestral com a Orquestra Jovem de Indaiatuba.
A Corporação Musical Villa–Lobos é outra instituição que oferece aulas de instrumentos musicais gratuitamente para a população em sete modalidades de instrumentos de sopro, entre eles, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba. Atualmente as aulas são ministradas para 35 alunos.
foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia