CidadesIndaiatuba

Temperaturas podem chegar a 14ºC em Indaiatuba; feriado será de chuva

HUGO ANTONELI JUNIOR

O inverno vai começar a dar as caras antes mesmo de efetivamente começar, o que está marcado para acontecer no dia 21 de junho. Em Indaiatuba (SP), a previsão é de que as mínimas cheguem aos 14ºC já na semana que vem, uma queda de 5ºC em relação a mínima prevista para esta segunda-feira (29). A chuva também dará as caras na cidade durante o período e será o aviso de que uma frente fria está prestes a tirar os casacos do armário.

Segundo os meteorologistas do Climatempo, a cidade pode ter mais de 80 milímetros de chuvas até quarta-feira, dia 8 de maio. Neste dia também está marcada a menor temperatura prevista do ano, 14ºC, que não deve mudar nos dias seguintes. O dia com maior previsão de chuva até o momento será na quarta-feira, dia 1º, feriado do Dia do Trabalhador, com 26 milímetros previstos. No ano passado foi em maio que começaram as baixas temperaturas também, o final de semana em que começou o frio teve menos de 7ºC.

Mensagens da Defesa Civil

Mais de 6,1 milhões de usuários já cadastraram seus CEPs para receber mensagens SMS da Defesa Civil Nacional. Os cinco estados que se destacam com maior número de cadastros são, na sequência, São Paulo (2.231.025), Rio de Janeiro (1.064.039), Minas Gerais (581.399), Rio Grande do Sul (508.365) e Paraná (436.568). O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

A importância dos alertas também levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a buscar outras formas para fazer com que as mensagens cheguem à população. Está em testes o envio desse conteúdo via TV por Assinatura e sem a necessidade da realização de cadastro. A expectativa é que a novidade seja implementada ainda neste semestre. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destaca que as iniciativas podem ajudar a poupar vidas e a diminuir os impactos dos desastres. “A tecnologia nos possibilita o envio de alertas e, a partir deles, os brasileiros podem ser informados e se prevenirem com antecedência”, explicou.

Sempre que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada aos números cadastrados. Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do MDR, resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 11 mil alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil.

O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como utilizar

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o Brasil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP. E se o usuário quiser saber quais CEPs estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.

foto: arquivo/Comando Notícia