campinasCidades

Temporal em Campinas-mulher é levada por enxurrada, carro cai em córrego e ruas ficam alagadas

A forte chuva que atingiu Campinas (SP) na tarde de terça-feira (17) causou alagamentos em rodovia, várias ruas da região central e inundou uma casa. Além disso, uma mulher foi arrastada pela enxurrada na Avenida Anchieta, em frente à prefeitura, e um carro caiu de uma ponte.

O carro com dois ocupantes caiu na ponte do córrego da Rua Serra Dourada, no bairro São Fernando, e as vítimas foram salvas por moradores antes que o veículo fosse quase encoberto pela água.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Serviços Públicos fará um serviço de limpeza no local da queda, “incluindo a ponte e a região próxima”.

Mulher levada em enxurrada

 

Segundo um morador que passava pelo local, a mulher tentava atravessar a avenida quando caiu e foi levada. Um homem e duas mulheres a resgataram e levaram para o outro lado da calçada.

O acesso da Rodovia D. Pedro I (SP-065) para a Zeferino Vaz (SP-332) precisou ficar interditado por cerca de meia hora. Segundo a Rota das Bandeiras, concessionária que administra o trecho, informou que o bloqueio afetou os motoristas que estavam na D. Pedro I sentido Jacareí e iriam acessar a Zeferino Vaz em direção a Barão Geraldo ou Paulínia.

 

Árvores e casas

Outro ponto alagado foi o cruzamento entre a Avenida Irmã Serafina e Rua Conceição, no Centro. A Avenida Princesa d’Oeste, ponto tradicional de problemas com a chuva, também inundou e moradores registraram carros que se arriscaram para cruzar.

A Avenida Anchieta ficou alagada entre a Rua Major Sólon e Avenida Dona Libânia, além do cruzamento com a Rua General Osório.

A casa alagada fica na Rua Manoel Herculano Marques de Fontes, no bairro Loteamento Parque São Martinho.

Já as quedas de árvores ocorreram nos seguintes pontos:

 

  • Rua Bortolo Martins (Chácara Santa Margarida)
  • Rua Amparo (Novo Campos Elíseos)
  • Rua Ernani Pereira Lopes (Jardim Flamboyant)
  • Rua Ana Arruda de Camargo (Jardim Nilópolis)
  • Rua Bruna Ventura Di Grazia (Jardim Santana)
  • Rua Duarte da Costa (Vila Nogueira)
  • Rua Maísa (Parque Brasília)
  • Rua Mário Bueno de Camargo (Jardim Santana)

Ruas sem energia

 

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) confirmou que o temporal causou danos à rede elétrica, como queda de árvores, alagamentos e descargas atmosféricas. “Todas as equipes da CPFL já estão mobilizadas para atendimento das necessidades dos clientes de Campinas e Região”.

“Nesse momento, o mais importante é garantir a segurança de todos. Assim a A CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o corpo de bombeiros e aguarde o atendimento”, completou a empresa.

 

Outros prejuízos

 

O temporal com granizo também provocou alagamentos e pelo menos 20 quedas de árvores em Itapira, segundo a Defesa Civil. 

Algumas delas atingiram veículos e casas, mas não há registros de feridos, nem de desabrigados ou desalojados na cidade.

Com informações: g1 Campinas 

Foto: Pedro Torres