Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas acontece em Campinas entre 28/06 e 1/7 – Comando Notícia
campinasCidadesEsporte

Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas acontece em Campinas entre 28/06 e 1/7

2i9b0680

O campeonato será organizado pela ADEACAMP na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas

Campinas, SP:  O Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas será disputado na cidade de Campinas, entre os dias 28 de junho e 1 de julho, na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas. A competição, que reúne os principais times do estado de São Paulo e garante ao vencedor uma vaga no torneio Copa dos Campeões, em dezembro, é realizada pela ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) e, em 2023, contará com organização da ADEACAMP (Associação de Esportes Adaptados de Campinas).

  • Museu da água

Para Ademir Souza, presidente da ADEACAMP, é uma grande responsabilidade estar entre os organizadores de um evento como esse. “Em agosto, a ADEACAMP completa 15 anos de atuação desenvolvendo esportes para pessoas com deficiência e, para comemorar, nada melhor do que realizar, em parceria com a ABRC, o Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas. Nós ficaremos honrados em receber jogadores, equipes técnicas e voluntários em nossa cidade”. O presidente da ABRC, José Higino Oliveira Souza, acredita que a iniciativa é muito importante para que os campeonatos também sejam disputados em diferentes partes do Brasil, descentralizando da cidade de São Paulo, onde está localizado o Centro de Treinamento (CT) Paralímpico Brasileiro. “A realização em Campinas é muito importante para o fomento da modalidade nas cidades e também dos profissionais da área. A gente espera um grande evento e parabeniza a iniciativa da ADEACAMP pela organização dessa competição”, completa.

Quatro equipes disputarão o título de melhor do estado: ADEACAMP (Associação de Esportes Adaptados de Campinas), GIGANTES (Associação de Esportes e Cultura Superação), RONINS Esporte e Cultura e MSB (Movimento Superação). “Nossa expectativa é de grande sucesso, com grandes disputas e embates para a conquista desse título,  já visando a preparação para o Campeonato Brasileiro, o maior da modalidade”, reforça o presidente da ABRC.       

 

Equipe anfitriã

A equipe anfitriã da competição, e oitava colocada no ranking nacional, chega preparada para a temporada de 2023, com quatro novos reforços. Claudio Portilho e Marcílio Nunes já integraram a equipe no primeiro torneio oficial dos clubes da modalidade, realizado de 29 de abril a 01 de maio, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo, em que a ADEACAMP conquistou o terceiro lugar. Para a disputa do Paulista, o time contará com outro importante destaque, Carlos Neme, atleta colombiano que já foi capitão da seleção e é conhecido pela velocidade e liderança em quadra. Carlos tem grande experiência e medalhas em torneios paranamericanos e mundiais, sendo destaque nessas competições. O último reforço é também o responsável por liderar a equipe rumo a conquista do grande objetivo de 2023: o título do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas. O novo técnico, Rafael Botelho Gouveia, é o atual campeão brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas pelo Minas Quad Rugby. Rafael também é mestre em atividade física adaptada pela UNICAMP e tem uma vasta experiência na condução de equipes de Rugby em Cadeira de Rodas.

O ano de 2022 foi de reestruturação para a equipe da ADEACAMP, que, com muito esforço e treino, evoluiu e conquistou resultados importantes, como o terceiro lugar no Torneio Regional Paulista e a vitória da série B do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, garantindo também o retorno à elite da competição. Além das conquistas coletivas, alguns atletas da ADEACAMP também se destacaram no cenário nacional do Rugby em Cadeira de Rodas. Bruno Damasceno e Paulo Amarante foram convocados pela Seleção Brasileira e disputaram o Campeonato Mundial, na Dinamarca e Marcílio Nunes disputou o Campeonato Sul-Americano. Além deles, Dione Alves, Jairo Conceição e Mariana Costa foram chamados para participar dos treinamentos da Seleção Brasileira de Desenvolvimento de Rugby em Cadeira de Rodas, que podem resultar numa futura convocação para o time principal.

A ADEACAMP tem estruturado de forma cuidadosa o trabalho com a equipe de rugby, fazendo com que o esporte paralímpico seja ainda mais valorizado no Brasil. Por isso, o projeto Rugby em Cadeira de Rodas – Fase 1 foi de extrema importância, explica Luiz Marcelo da Luz, diretor geral do projeto. “Estamos profissionalizando a gestão e investindo na formação dos atletas e da equipe técnica para levar adiante a missão do rugby enquanto esporte de inclusão e contamos com o suporte de uma rede de patrocinadores que entendem a importância do esporte. Mais do que resultados esperamos que a equipe se mostre eficiente perante as equipes da primeira divisão que  enfrentaremos na competição e na temporada 2023”, completa Luiz Marcelo.

 

Classificação Funcional

Durante o Torneio Regional Paulista, a ABRC realizará também o Curso de Classificação Funcional no Rugby em Cadeira de Rodas. Para disputar o rugby e outras modalidades paralímpicas, o atleta precisa passar uma avaliação funcional, realizada junto a uma banca de profissionais que, após esse processo, define se ele está apto a jogar ou não, seu grau de comprometimento e força muscular de membros e tronco. Após os testes, é atribuído um número de classificação que vai de 0.5 a 3.5, sendo o menor número atribuído a atletas com maior comprometimento e o maior número, atletas com menor grau de comprometimento. O trabalho da Classificação Funcional é essencial para garantir o equilíbrio competitivo, auxiliando assim aos técnicos e comissão a definir as estratégias de jogo. Na modalidade cada time pode entrar em quadra com quatro atletas somando até oito pontos.

A capacitação será oferecida de forma gratuita para médicos, fisioterapeutas ou terapeutas ocupacional que tem interesse em trabalhar com o paradesporto.  O curso é chancelado pela ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) com base nas normas internacionais da WWR (World Wheelchair Rugby) e será ministrado pelo Coordenador Nacional de Classificação da ABRC e Classificador Internacional Nível 3 WWR, Henrique Seren, e o Classificador Nacional Diego Alves de Macena.Mais informações pelo e-mail [email protected].

 

Curso  de arbitragem

O Torneio Regional Paulista também será uma oportunidade para quem tem interesse em se capacitar como árbitro e mesário para trabalhar nas competiões. Nos dias dos jogos, a ABRC também oferecerá o Curso de Árbitro e Mesário no Rugby em Cadeira de Rodas. O treinamento será de graça, com aulas teóricas e práticas, e tem como publico alvo profissionais de educação física, acadêmicos e profissionais de outras áreas que tenham  interesse em ingressar no paradesporto. Quem já possui formação também pode participar como uma maneira de trocar experiência e para reciclagem. O curso é chancelado pela ABRC com base nas normas internacionais da WWR (World Wheelchair Rugby) e será ministrado por Caio Mello, membro do quadro Nacional de Árbitros e mesários da ABRC. Quem tiver interesse pode mandar mensagem o número (31) 99183-6338.

 

Sobre a ADEACAMP:

A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em Agosto de 2008, oferece 2 modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol e o Rugby, sendo essa última uma modalide paralímpica. A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

 

Serviço:

Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas 2023

Data: 28/06 à 01/07

Local: Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas (SP) – Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 – Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas – SP.

Com informações:  Carolina Cerqueira – Fábrica de Histórias 

Foto-Francio de Holanda