CidadesSorocaba

Toyota anuncia abertura de 3º turno na planta de Sorocaba com geração de 850 empregos

Representantes da Toyota do Brasil visitaram o Paço Municipal, na tarde de quinta-feira (2), onde se reuniram com o prefeito Rodrigo Manga e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, para o anúncio oficial da abertura do terceiro turno de produção em sua planta em Sorocaba e consequente criação de aproximadamente 850 empregos, entre diretos e indiretos. Serão cerca de 450 vagas na cidade, 50 vagas distribuídas nas demais plantas da Toyota na região, além de outras 350 na cadeia de fornecedores.


O cadastro de currículos pode ser feito, já neste mês de setembro, e o início do terceiro turno será em janeiro de 2022. O canal para o recebimento de currículos é exclusivamente no site da empresa (www.toyota.com.br), na aba Trabalhe Conosco, localizada no lado esquerdo da parte inferior do site. A Toyota não terceiriza o processo de contratação por meio de agências.


O prefeito Rodrigo Manga comemorou a novidade. “Esse anúncio coloca Sorocaba, mais uma vez, como destaque nacional e colabora para o desenvolvimento do nosso município, com a criação de 850 empregos qualificados, contribuindo para movimentar a economia e gerando prosperidade para a nossa cidade”, destaca o prefeito.


A iniciativa da empresa em ampliar os turnos de trabalho tem como objetivo aumentar a produção dos três modelos de veículos produzidos na planta sorocabana: Yaris, Etios (somente para exportação) e Corolla Cross, a fim de atender à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina. Com a capacidade produtiva da planta de Sorocaba, a Toyota aumentou os destinos de exportação da produção local, que eram 11 e passaram a ser 22 países no mundo. Com as novas contratações e o aumento de turno, a planta de Sorocaba deverá saltar das atuais 122 mil para 152 mil unidades de automóveis produzidas anualmente. Isso representa um incremento de 25% na produção.

A medida vem em função dos bons resultados que a Toyota vem alcançando com a comercialização dos modelos produzidos em Sorocaba”, afirma Thiago Sugahara, gerente de Assuntos Governamentais da Toyota.


“Hoje, com a produção do Corolla Cross, primeiro SUV da marca, nas versões flex e híbrido flex, temos os carros mais modernos fabricados no Brasil e na América Latina. Toda a tecnologia embarcada presente nesses veículos explica a sua alta aceitação no mercado mundial”, ele conclui.


Segundo o executivo, a iniciativa divulgada faz parte da estratégia de crescimento sustentável da Toyota, além de confirmar seu comprometimento com o país, mesmo diante dos desafios que toda a indústria enfrenta por conta da pandemia da Covid-19.

Assim, a unidade de Sorocaba se consolidará como a maior produtora de veículos eletrificados da América Latina, em mais um passo da empresa na busca pela massificação de tecnologias mais limpas e o consequente avanço no compromisso de neutralidade de carbono na região.


Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, esta é mais uma notícia positiva, que faz parte de um momento especial no desenvolvimento do município. “Em poucos meses, já divulgamos os investimentos de sete grandes empresas em Sorocaba e aguardamos outras boas notícias, em breve. A expectativa é podermos gerar aproximadamente 20 mil novas vagas no acumulado até o fim do ano, consolidando nossa economia”, revela o secretário.


Com nove anos de existência, a fábrica de Sorocaba é um dos símbolos da confiança da Toyota no Brasil e no Estado de São Paulo. Fruto de um investimento de US$ 600 milhões, foi a terceira unidade produtiva da Toyota no país, além de ser um marco nas operações do Brasil, pois reúne atributos das plantas mais modernas da fabricante em todo o mundo.

Com informações:  Prefeitura de Sorocaba