Toyota fechará fábrica em Indaiatuba (SP) e levara produção para Sorocaba (SP)
A Toyota anunciou nesta terça-feira (5) que vai fechar a sua fábrica em Indaiatuba (SP) e transferir a produção para Sorocaba (SP) no estado de São Paulo. Em Indaiatuba, na unidade que será fechada, a Toyota fabrica o Corolla e tem 1,5 mil funcionários.
A montadora afirmou que a mudança será feita de forma gradual a partir de 2025 com conclusão prevista para o final de 2026.
“É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação da fabrica em Indaiatuba (SP)”, afirmou a montadora.
O anúncio foi feito alguns dias depois que a montadora divulgou investimento de R$ 11 bilhões em sua fábrica em Sorocaba (SP).
Desta forma, em Setembro de 1998, com a produção do primeiro Corolla brasileiro, inaugurou-se oficialmente a unidade de Indaiatuba (SP). Neste ano de 2024 a empresa Toyota completará 26 anos de história.
A Toyota no Brasil
A chegada da Toyota no Brasil é um dos capítulos mais importantes na história da montadora e sua expansão global. Aqui foi instalada a primeira operação da empresa fora do Japão, com a produção do modelo Landcruiser na pioneira fábrica de São Paulo, em 1958. A partir de 1962, a linha de produção foi transferida para a nova planta, de São Bernardo do Campo, e ali iniciou a fabricação do veículo que iria entrar para história do mercado automobilístico brasileiro: o Bandeirante.
A década de 90 trouxe o início das importações de outros modelos e um novo momento na história da Toyota do Brasil. Nesse período, foi formada a rede nacional de concessionárias e inaugurada a segunda fábrica no país, na cidade de Indaiatuba. Ali, em 1998, a Toyota estabeleceu outro marco da indústria automobilística nacional: o início da produção do lendário Corolla no Brasil.
Os anos seguintes foram de crescimento constante no país e integração com a América Latina, consolidada em 2005 com a inauguração do centro de distribuição de Guaíba, no Rio Grande do Sul, que serve de porta de entrada para as picapes Hilux e SW4 produzidas na fábrica argentina de Zarate.
Levando adiante sua política de sustentabilidade, em 2012 a Toyota inaugurou em Sorocaba a primeira ecofactory do país, projetada para reduzir ao máximo o impacto da produção no meio ambiente, onde são fabricados os modelos Etios, Yaris (hatch e sedã) e Corolla Cross.
Agora, mais um capítulo dessa história começa a ser escrito. Em 14 de fevereiro de 2014 foi lançada a pedra fundamental da nova fábrica de Porto Feliz, em São Paulo, que irá produzir motores. O resultado de todos esses anos de atuação no Brasil é o maior orgulho de uma montadora que se preocupa em primeiro lugar com a qualidade e respeito aos clientes: o maior índice de satisfação entre as montadoras do país.
Com informações: Toyota do Brasil
Foto: Toyota de Sorocaba (SP)/Divulgação