Boa notícia nesta quinta-feira (31) envolvendo tanto o setor automotivo quanto a economia do país.
A Toyota anunciou investimento de R$ 50 milhões em Indaiatuba (SP) com o objetivo de preparar a fábrica paulista para a “reestilização de meia vida da atual geração do Corolla”, detalha a fabricante japonesa.
Vale destacar que o sedã é produzido por lá desde 1998 e a unidade de Indaiatuba também se tornou a primeira fábrica na América Latina a produzir um veículo eletrificado, com a estreia da 12a geração do sedã em 2019.
Para o projeto, a Toyota investiu R$ 1 bilhão na unidade paulista, fazendo também do Corolla nacional o primeiro automóvel híbrido flex do mundo.
A Toyota do Brasil detalha que os R$ 50 milhões investidos em Indaiatuba será uma quantia fundamental para aquisição de novas tecnologias na linha de montagem da unidade, sinalizando que a atualização do atual sedã médio líder em vendas no Brasil poderá trazer um conteúdo de itens de série e tecnologia ainda mais sofisticado.
Facelift
Como noticiamos em fevereiro, a Toyota deverá apresentar, em escala global, o facelift da presente geração do Corolla por volta do fim deste ano.
Segundo informações extra-oficiais apuradas pela imprensa especializada japonesa, são esperados aprimoramentos estéticos na parte frontal do modelo, como a revisão de estilo para os faróis, para-choque e grade dianteira.
Internamente, o Corolla poderá ganhar a opção do painel de instrumentos totalmente digital nos mercados onde o recurso ainda não é oferecido, enquanto a central multimídia, por sua vez, poderá ser aprimorada com a opção de telas maiores e capacidade de processamento superior. No quesito tecnologia embarcada, o pacote Toyota Safety Sense de assistentes de condução poderá receber mais recursos de segurança e auxílio ao motorista.
Considerando que a Toyota ainda precisará atualizar a fábrica de Indaiatuba, provavelmente o facelift para o sedã nacional deverá ser apresentado somente em 2023, inaugurando a linha 2024 do modelo.
A atualização para o sedã chegará na hora certa, uma vez que a Honda vai retomar sua presença na categoria com a importação do novo Civic a partir do segundo semestre deste ano, ao que tudo indica apostando em um conjunto mecânico híbrido.
Detalhe da linha de montagem do Toyota Corolla em Indaiatuba (SP)-Imagem: Divulgação