Os dois turnos da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) cruzaram os braços nesta quarta-feira (30). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, não houve produção e até os funcionários do administrativo foram embora. Foi realizada uma assembleia no final da tarde e a greve foi mantida.
Segundo a representação dos trabalhadores, a empresa não aceitou a proposta de reajuste em 3,28%, apesar de ter aceitado manter por mais um ano alguns acordos e estabilidade. Sem uma mudança de postura da empresa nas negociações, os trabalhadores não retornam, diz o sindicato. Uma nova assembleia deve acontecer na madrugada desta quinta-feira, dia 31. O Comando Notícia procurou a Toyota via assessoria de imprensa, mas não teve retorno até o momento.
De acordo com informações ao Comando Notícia que “há anos a empresa não fornece o aumento real”. “Fizeram uma reunião com os trabalhadores ontem e disseram que era isso que dava para fazer. A Toyota é a maior montadora do mundo. O Corolla é o carro mais vendido da categoria e tem fila de até três meses para pegar o carro. O lucro só aumenta e agora eles não querem dar o que os trabalhadores estão pedindo que é um aumento real ou vale cesta”, informou.
foto: divulgação