Transferência Digital de Veículos ultrapassa marca de 110 mil transações no estado de SP – Comando Notícia
CidadesSão PauloTecnologiaTrânsito

Transferência Digital de Veículos ultrapassa marca de 110 mil transações no estado de SP

Transferencia digital detran

A Transferência Digital de Veículos (TDV), serviço que transfere a propriedade de um carro ou moto e emite o novo documento em até 5 minutos, ultrapassou a marca de 110 mil transações desde o lançamento, em março de 2024. O pico nas transações ocorreu no mês de novembro com o acesso de novos usuários, como vendedores de motos e automóveis. Em um único dia, foram feitos 800 TDVs, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). A TDV teve 8.018 operações em novembro e fechou o mês com volume histórico total de 102.144. 

  • Museu da água

Iniciada com transações entre pessoas físicas, atualmente, o TDV pode ser usado em praticamente qualquer transferência de propriedade de veículo. Quem compra um veículo em uma revendedora pode tê-lo em seu nome na mesma hora. Quem vende para a loja também pode fazer a operação em instantes – 5 minutos é o tempo máximo, mas por vezes o TDV é realizado em segundos. 

O serviço pode ser acessado pelo portal e aplicativo do Detran-SP, pelo aplicativo Poupatempo Digital e também pelos cartórios, que digitalizam os documentos impressos e os enviam ao sistema do Detran-SP. A Carteira Digital de Trânsito (CDT) também integra esse ecossistema: nela, o cidadão pode registrar a comunicação de venda e, a partir desse registro, ser direcionado para a Transferência Digital de Veículos (TDV), para dar continuidade ao processo. 

Com os mais de 110 mil TDVs concluídos até dezembro, estima-se que a ferramenta tenha proporcionado uma economia de mais de R$ 34 milhões aos cofres públicos e à população – a principal beneficiada – com uma poupança projetada de R$ 31,5 milhões. O valor leva em conta, entre outros, gastos com introdução, com o tempo dispendido, com a contratação de intermediários e com o reconhecimento de firma em cartório, que não é necessário para a TDV, já que ela faz o reconhecimento facial dos usuários, cruzando dados entre os sistemas do Detran-SP, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Receita Federal. Com a biometria e o uso de criptografia e tecnologias como blockchain, o serviço é altamente seguro.   

Sem exigir deslocamento, o TDV ainda oferece conforto e comodidade. Ela pode ser feita das 6h às 22h, inclusive aos fins de semana. 

No ano do lançamento, a Transferência Digital de Veículos (TDV) foi a grande vencedora da premiação internacional Gartner Eye on Innovation Awards for Government (Gartner de olho na inovação entre os governos, em tradução livre), promovida pela consultoria Gartner. O Brasil não conquistou um troféu na competição desde 2021. Um mês antes, o TDV havia faturado o segundo prêmio na categoria Órgãos Estaduais, da premiação Agilidade Brasil, dentro do Agile Trends GOV 2024, o maior evento de inovação e agilidade do setor público. 

Com informações: Detran