CidadesIndaiatuba

Transporte coletivo de Indaiatuba terá alterações no número de viagens em horários de entrepico

A Administração Municipal notificou a empresa Sou Indaiatuba na quarta-feira (12) para aumentar o número de viagens do transporte coletivo no município, principalmente nos horários de entrepico. Segundo a Prefeitura, o aumento da demanda de passageiros é estimulada pela flexibilização no setor de comércio e serviços, com a classificação do município na Fase 3 – fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Consciente.

O Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Administração informou que nesta semana foram necessários pequenos ajustes em três linhas do transporte coletivo para atender a demanda em horários de pico. Foram incluídas viagens nas linhas 305 – Jardim Morumbi/Cidade Nova no horário de pico da manhã, na 332 – Expresso Corolla/Paulista/Colibris no horário de pico da tarde, e na 302 Castelo Branco/Caminho da Luz, no entrepico.

Em junho, a média diária de passageiros do transporte coletivo urbano nos dias úteis foi de 6.781, subindo para 7.753 no início de agosto, até o dia 06. Considerando os dias úteis entre 07 e 11 de agosto, quando foi anunciada a evolução do município para a fase amarela, a média diária subiu para 8.127 passageiros.

A princípio, para atender esse aumento médio de 374 passageiros/dia foram suficientes apenas os ajustes nas três linhas em questão, mas os números já demonstram que a tendência é de que seja registrado um aumento gradual na procura pelo serviço, à medida que os estabelecimentos vão retomando suas atividades.

Seguindo as portarias nº 734 e nº 735 publicadas em edição extraordinária da Imprensa Oficial do Município no dia 07 de agosto, muitos comércios e serviços estão funcionando em horários de entrepico, por isso a necessidade de ampliar a oferta do número de viagens, também nesses períodos do dia. Além da ampliação do horário de funcionamento dos comércios que já estavam autorizados na fase laranja, de quatro para seis horas diárias, também foi autorizada a retomada de outros serviços como salões de beleza, estética, barbearias, clubes sociais e esportivos e academias por seis horas, podendo acontecer entre 6h e 21h. Restaurantes, bares e similares podem funcionar entre 6h e 17h e os shoppings em horários alternados, sendo o Parque Mall das 10h às 16h e Jaraguá e Polo Shopping das 12h às 18h.

Segundo a Prefeitura, serão mantidas equipes de fiscais nas ruas, fazendo o monitoramento contínuo das linhas de ônibus, para acompanhar as variações que possam ocorrer no número de usuários do transporte coletivo nos próximos dias.

Levantamentos do Departamento de Transportes mostram que em fevereiro deste ano Indaiatuba registrava a média de 30.200 passageiros por dia útil no transporte coletivo. Em maio, essa média caiu em 81%, com 5.307 passageiros transportados ao dia.

Foto: arquivo/Comando Notícia.