IndaiatubaItupevaPolícia

Treinamento e simulação de sequestro reúne cães e guardas de 14 cidades em Itupeva

HUGO ANTONELI JUNIOR

Aconteceu no sábado (1º) e domingo (2) um treinamento de cães policiais na cidade de Itupeva. Ao todo, segundo os organizadores, participaram 13 cães e pessoas de 14 cidades diferentes do estado e até de Minas Gerais. O treinamento aconteceu no sítio Sassafraz e tinha como integrantes também guardas municipais de Itupeva.

Além da certificação, foi realizada também uma simulação de um sequestro relâmpago com busca de quatro pessoas (três vítimas e o sequestrador). Assista parte deste treinamento transmitido ao vivo pelo Comando Notícia em duas partes, aqui a primeira e aqui a segunda.

A técnica de cães policiais que localizam pessoas desaparecidas é chamada de mantrailing. O canil da corporação itupevense tem se destacado neste trabalho, feito pelo K9 Max em ocorrências recentes – inclusive em outras regiões do Estado.

O subinspetor Reinaldo Saraiva é o responsável pelo Canil da GCM itupevense e destaca a participação do cão Max neste curso. “Ele já tem o certificado nível 1 do mantrailing e, com este treinamento, poderá buscar a certificação nível 2 no final do ano”. De acordo com ele, as corporações da região que vão participar do curso já desenvolvem este trabalho juntas.

Reconhecimento – Max está na corporação desde o ano passado e surpreendeu a todos pela desenvoltura no trabalho de encontrar pessoas desaparecidas. Tamanha destreza levou-o a prestar serviços para investigações policiais em outros municípios, inclusive fora do Estado. O cão da raça Bloodhound está prestes a completar dois anos de idade. Ele foi certificado pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), na modalidade Mantrailing (busca por meio de um odor de referência) Nível 1.

fotos: Comando Uno/Comando Notícia