CidadeseducaçãoIndaiatuba

Três escolas municipais de Indaiatuba estão entre os 10 melhores Ideb do Estado de São Paulo

Indaiatuba possui três unidades escolares municipais entre os 10 melhores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023 no Estado de São Paulo. A Emeb Osório Germano e Silva Filho é a número um no ranking estadual com Ideb de 8,8. As Emebs João Baptista de Macedo e João Marinho Filho conquistaram a sexta e sétima posição, com Ideb de 8,2 e 8,1 respectivamente. A Emeb Áurea Moreira da Costa, com Ideb de 8,0 é a 11ª colocada.  Classificações consideram as cidades com mais de 200 mil habitantes.

Indaiatuba é o primeiro no Estado de São Paulo e o décimo do Brasil com melhor Ideb. A educação da Rede Municipal conquistou o índice de 7.3, 0.6 acima do Ideb de 2021. Todas as unidades escolares da rede superaram o Ideb nacional (6.0) e o estadual (6.5). Os dados foram divulgados na quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Sobre o Ideb

O Ideb é um indicador de desempenho da educação básica divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Criado em 2007, o Ideb representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Foto: Arquivo/PMI