CulturaIndaiatuba

Três novos filmes estreiam esta semana; vencedores do Oscar continuam

MARCOS KIMURA*

“Sonic”, “O Preço da Verdade” e a nova versão de “O Grito” são as estreias da semana. Mas para quem gosta de acompanhar o Oscar, o grande vencedor “Parasita”; o premiado por Roteiro Adaptado, “Jojo Rabitt” e a produção que deu a Renée Zellweger a estatueta de Melhor Atriz, “Judy: Muito além do arco-iris”, continuam em cartaz.

“Sonic” é mais uma tentativa de fazer um videogame icônio virar filme de sucesso.  O porco-espinho velocista vem para nosso mundo e se junta ao seu novo amigo Tom Wachowski (James Marsden, de “X-Men”) para impedir que o vilão Dr. Robotnik (Jim Carrey) capture Sonic e use seus poderes para dominar o mundo. Mais genérico, impossível. O diretor Jeff Fowler estreia em longas, mas já foi indicado ao Oscar de curta de animação por “Gopher Broke”, em 2005.

Em “O Preço da Verdade”, Robert Bilott (Mark Ruffalo, o Hulk) é um advogado de corporativo que ganhou prestígio trabalhando em casos de grandes indústrias químicas. Quando fazendeiros chamam sua atenção para mortes que podem estar ligadas a lixo tóxico de uma grande corporação, ele embarca em uma luta pela verdade, em um processo judicial que dura anos e põe em risco sua carreira, sua família e seu futuro em geral. A direção é de Todd Haynes, dos excelentes “Longe do paraíso” e “Carol”, e o elenco tem outros nomes e peso como Anne Hatahaway (“O Diabo veste Prada”, Tim Robbins (“Um sonho de liberdade”) e Bill Pullman (“Independence Day”).

Sam Raimi (“Homem-Aranha”, “A morte do demônio”) é o responsável por este reboot de “O Grito”, originalmente um terror made in Japan, Em uma casa, uma maldição nasce após uma pessoa morrer em um momento de terrível terror e tristeza. Voraz, a entidade maligna não perdoa ninguém, fazendo vítima atrás de vítima e passando a maldição adiante. Raimi, produtor, deixou a direção por conta de Nicolas Pesce (“Os olhos de minha mãe”) e o elenco traz Andrea Riseborough (“Oblivion”), John Cho (“Star Trek”, “Buscando…”), Demian Bichir (“Os oito odiados”) e Betty Gilpin (do seriado “Glow”).

Assista Mulheres

Na próxima terça-feira, dia 18, o projeto “Assista Mulheres” exibe “Retrato de Uma Jovem em Chamas”, da diretora francesa Céline Sciamma (“Tomboy”). O filme e diretora são considerados por muitos críticos como injustiçados no último Oscar por não terem sido sequer indicados.

Na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

“Retrato de Uma Jovem em Chamas” foi selecionado para competir pela Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2019. Na mesma cerimônia, ganhou o Prêmio de Roteiro e também o Queer Palm, prêmio independente atribuído à melhor produção de temática LGBT, tornando-se o primeiro filme dirigido por uma mulher a ganhar essa seleção.

Após a sessão, será realizado um bate-papo sobre o longa-metragem com a jornalista Luísa Pécora, criadora e editora do site Mulher no Cinema (www.mulhernocinema.com), dedicado a filmes feitos por e/ou centrados em mulheres.

*Marcos Kimura é jornalista e curador do Cineclube Indaiatuba (SP).

foto: reprodução