
A troca preventiva é realizada todos os dias e não tem nenhum custo para o contribuinte
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) prioriza a modernidade e eficácia de todos os seus equipamentos. Os hidrômetros, popularmente conhecidos como “relógios de água”, são importantes para o controle individual do consumo de cada estabelecimento, possibilitando o cálculo exato da conta de água do domicílio e a detecção de vazamentos. Por isso, a autarquia investe na troca periódica do medidor, mantendo o parque de hidrômetros sempre novo e atualizado.
O serviço é realizado diariamente, inclusive aos finais de semana, pelo Departamento de Fiscalização e Hidrometria do Saae. O departamento desenvolve uma rota de trocas de acordo com as demandas, não sendo necessário o agendamento por parte do usuário. “Em 2024, foram trocados 15 mil hidrômetros, e apenas em janeiro deste ano foram substituídos 1,5 mil medidores”, conta Luis Carlos Zanetti, diretor do departamento.
A troca preventiva segue a recomendação do Inmetro e evita o desgaste do mecanismo interno do “relógio”, que pode gerar problemas para a autarquia e para o usuário. O serviço não tem absolutamente nenhum custo para o contribuinte e pode ser feito mesmo sem a presença do proprietário, nos casos de livre acesso ao hidrômetro.
Confira alguns mitos e verdades sobre a troca dos medidores:
O valor do novo hidrômetro é cobrado na conta de água
FAKE! A troca preventiva do hidrômetro é totalmente gratuita e absolutamente nenhum valor é repassado ao contribuinte.
A troca do hidrômetro é feita para aumentar a conta de água
FAKE! Ocasionalmente, pode ser detectada uma sutil variação no valor da conta de água. Como todo equipamento mecânico, o hidrômetro pode sofrer desgastes e avarias devido à ação do tempo, perdendo a exatidão da medição. Com isso, um vazamento na rede interna do imóvel pode não ser detectado pelo hidrômetro e gerar danos até na estrutura física da construção. Um hidrômetro novo tem uma calibragem mais precisa, medindo de forma correta o volume de água que entra no estabelecimento.
Meu hidrômetro foi trocado sem minha presença. Isso é permitido?
Sim! No caso dos hidrômetros que são instalados no lado de fora do imóvel ou com livre acesso para os fiscais do Saae (como é o caso das CPUM Parede, novo padrão de instalação de hidrômetros), o Saae tem autorização para efetuar a troca mesmo sem a presença do proprietário ou responsável pelo estabelecimento.
Para acessar o hidrômetro do meu imóvel, é preciso abrir o portão. E se não houver ninguém em casa no momento da troca?
No caso dos hidrômetros localizados em áreas internas, o fiscal solicitará o acesso a alguém que estiver no imóvel. Caso não haja ninguém no local, será deixado um comunicado solicitando o agendamento da troca. Uma vez que a troca do hidrômetro é obrigatória, o não atendimento ao comunicado ou notificação poderá gerar multa.
Como saber se a pessoa que está solicitando a troca é de fato um funcionário do Saae?
Todos os fiscais do Saae trabalham uniformizados, identificados por crachás e utilizam veículos oficiais caracterizados com a logomarca da autarquia.
Se meu hidrômetro estiver antigo, devo solicitar a troca?
Não é necessário nenhum agendamento por parte do usuário. O Departamento de Fiscalização e Hidrometria do Saae possui em seu sistema todos os hidrômetros instalados na cidade e organiza rotas de troca de acordo com a necessidade.
Com informações: Assessoria-SAAE
Foto: DCS/Saae