Polícia

Trote do falso sequestro por telefone mobiliza forças policiais em Indaiatuba

O golpe do falso sequestro fez mais uma vítima em Indaiatuba na quarta-feira (31). Forças policiais foram empenhadas no que se tratava inicialmente de um roubo com refém em uma empresa na vicinal da rodovia Santos Dumont (SP-75). Quando chegaram ao local, os guardas civis descobriram se tratar de um golpe pelo telefone. Depois de constatado, as viaturas fora dispensadas e a pessoa em questão foi localizada.

O golpe funciona da seguinte maneira: um bandido faz uma ligação e diz que está com um ente querido sequestrado. A vítima geralmente entra em desespero e isso faz com que ele peça dinheiro como “resgate”. Muitas destas ligações acontecem de dentro de centros de detenção e já fizeram dezenas e dezenas de vítimas em todo o país.

O recomendado por especialistas é de que a pessoa use sempre a tática de negação em uma situação como esta. Se alguém ligar dizendo que está sequestrando um filho, por exemplo, a pessoa tem que dizer que não tem filho. Outra recomendação é nunca dizer nomes ou fazer qualquer tipo de transação financeira antes de chamar as autoridades. Não atender números desconhecidos ou privados também é uma das dicas.

foto: arquivo/Comando Notícia