CAROL BORSATO*
A acessibilidade faz parte de um dos assuntos mais discutidos atualmente e está presente em todos os ambientes. A acessibilidade virtual engloba a forma como são programados os sites e aplicativos, e a acessibilidade do mundo real, vai desde a forma como são planejados os ambientes físicos até o modo e meio de receber informações.
As pessoas que enxergam recebem as informações visuais de várias formas, principalmente em forma de imagem, mas elas podem fazer a leitura, e os cegos como vão saber o que está sendo passado, como vão ter acesso ao conteúdo?
Até mesmo seus documentos bancários estão em tinta, imagine que constrangedor você precisar pedir para pessoas desconhecidas fazer a leitura para você.
O vereador Ricardo França (PRP) conversou com a ONG Gabriel e deste encontro ele teve a ideia de criar a lei 7.169, que assegura aos deficientes visuais o direito de receber as correspondências oficiais em Braille, para que possam ter acesso às informações com total autonomia.
Isso é excelente, pois nem todos deficientes visuais moram com uma pessoa que enxerga, há aqueles deficientes visuais que já formaram sua família onde todos são deficientes visuais e receber qualquer documento em tinta não é algo agradável, ter que esperar aparecer uma pessoa de confiança que possa realizar a leitura.
Uma boa iniciativa do vereador Ricardo França. Parabéns!
*Carol Borsato é a primeira repórter deficiente visual da história de Indaiatuba (SP) e escreve aos domingos.
foto: Ricardo França