CidadesJundiaíPolícia

União do Povo vence o Carnaval de Jundiaí

Com uma homenagem às transformações do mundo e do tempo, a escola de samba União do Povo foi a campeã do Grupo Especial do Carnaval 2020. Na sequência, o segundo lugar ficou para a Leões da Hortolândia; o terceiro, com a União da Vila Rio Branco; e o quarto, com a Arco-Íris. A quinta colocação foi para a Unidos da Zona Leste, que em 2021 disputará pelo Grupo de Acesso. A campeã do Acesso foi a Marujos da Zona Sul, que sobe para o Grupo Especial no ano que vem.

A apuração foi realizada na manhã desta quarta-feira (26), no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, local onde foram também realizados os desfiles das escolas e de alguns blocos de rua. A soma dos votos foi aberta à população e foi acompanhada pela população e integrantes das agremiações.

O diretor de Cultura da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), João Carlos De Luca, ressaltou o empenho conjunto na organização do Carnaval. “Podemos comemorar os avanços em relação à estrutura da festa e na integração entre os representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura, das Ligas e das Forças de Segurança. Sem contar os avanços importantes na composição de relatórios e dados e na atuação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCJ), que nos auxiliarão em breve, na montagem do Carnaval do ano que vem, para dialogarmos com os proponentes e com a sociedade”.

As notas chegaram em envelopes lacrados, acompanhados pela Guarda Municipal, e foram abertos em frente ao público, na presença dos responsáveis pela Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes) e Liga Independente das Escolas de Samba de Jundiaí (Liesj). As notas e atas assinadas ficarão disponíveis para conferência na UGC, que fica no Complexo Fepasa.

Escolas foram julgadas nos quesitos comissão de frente, alegorias e adereços, bateria, fantasias, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, samba enredo, evolução e harmonia e, nessa ordem, os quesitos para casos de desempate. Como um dos jurados não atribuiu nota no primeiro quesito a uma das escolas, pela lisura do processo, a nota de comissão de frente não foi considerada para as escolas do Grupo Especial.

No Grupo de Acesso, o segundo lugar ficou para a Mocidade Agapeama e o terceiro para a Caprichosos de Jundiaí.

foto: Prefeitura de Jundiaí