Unimax anuncia curso de medicina; vestibular será em dezembro e primeira turma em 2019
HUGO ANTONELI JUNIOR
A Unimax anunciou na tarde desta terça-feira (6) o curso de medicina para a cidade de Indaiatuba a partir do ano que vem. As inscrições para o vestibular serão feitas pela internet a partir de quarta-feira (7) e a prova está marcada para o dia 2 de dezembro. A primeira turma terá, no máximo, 80 participantes e o curso básico tem duração de seis anos, a mensalidade está estimada em R$ 9,8 mil. O processo para obter a autorização do Ministério da Educação (MEC) durou cerca de cinco anos. O anúncio foi feito em parceria com o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) e com a Prefeitura. Autoridades políticas e do grupo Unimax – antiga Max Planck e agora Unifaj também estavam presentes durante o anúncio para a empresa.
De acordo com o diretor da Unifaj, Flavio Fernandes Pacetta, houve um trabalho de investimentos deste o pedido. “Estimamos algo em torno de R$ 12 milhões entre parcerias, contratações e infraestrutura. Tudo isso fez com que o MEC visse que era uma proposta séria. Todos nós do grupo somos educadores, temos isso como algo sagrado”, diz. A avaliação levou em consideração três pontos: infraestrutura como biblioteca, projeto pedagógico e corpo docente.
A coordenadora do curso de medicina, doutora Valéria Vernaschi Lima, disse que o desafio é formar profissionais mais humanos. “Estaremos juntos para formar e qualificar a área da saúde da cidade de Indaiatuba. Os médicos são pessoas que convivem em um ambiente no limite humano que impacta na formação dele. Temos que combinar isso com tecnologia. É uma ótima oportunidade de produção de novos saberes”, declara. O curso inicia com nota 5 do MEC, a máxima possível. De acordo com a instituição, apenas 14 entidades conseguiram o feito entre mais de 300 avaliadas.
Para a secretária municipal de saúde, Graziela Garcia, a participação dos profissionais que já atuam na área ajudaram na conquista da faculdade. “Essa incorporação de novas tecnologias é um diferencial, além disso, haverá um aumento de diagnósticos mais complexos. A junção das áreas de ensino, serviço e pesquisa trarão constante evolução, sem dúvida um ganho de qualidade.”
Participaram via internet da cerimônia o prefeito Nilson Gaspar (MDB), de férias, e o representante máximo da Unimax, Ricardo Jorge Tannus. Além disso também estiveram presentes o pró-reitor acadêmico, professor José Carlos Pacheco Coimbra, o representante dos docentes do curso, Roberto de Queiroz Padilha, e o diretor financeiro do Haoc, Ronaldo José Garcia. O prefeito em exercício, Túlio Couto (MDB), e o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro (PSB), também foram ao evento.
O reconhecimento da qualidade de ensino oferecido pela Faculdade Max Planck foi atestado e publicado pela Portaria 756 do MEC (Ministério da Educação) no Diário Oficial da União em agosto deste ano, elevando-a para Centro Universitário UnimAX, proporcionando maior autonomia acadêmica, além de poder registrar os diplomas diretamente, sem intervenção de outras instituições de ensino. Atualmente a UnimAX possui dois campus com milhares de alunos, e recebe, diariamente, centenas de pessoas da comunidade, que são atendidas em diversos projetos sociais com acompanhamento dos alunos, que são orientados por professores altamente capacitados.
foto: Rose Parra