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Unimed encerra atendimento presencial em unidade de Indaiatuba

JOSEANE MIRANDA

O atendimento presencial da unidade da cooperativa da Unimed Campinas em Indaiatuba (SP) foi encerrado na última sexta-feira (29). Clientes que estão procurando a unidade localizada na Rua 9 de Julho, 590, Centro, estão dando com a cara na porta. Os médicos conveniados da cidade continuam oferecendo atendimento normal aos pacientes.

A empresa deixou um pequeno aviso em uma folha de sulfite informando que “com os avanços tecnológicos e otimização dos serviços implantados pela Unimed Campinas, permitindo disponibilizar diversos canais de atendimento de maneira rápida e prática, informamos que o atendimento prestado em caráter presencial nesta unidade será descontinuado em 29/03/2019”.

O informativo ainda contém o endereço eletrônico da empresa e um número de canal de atendimento e a indicação que os clientes devem procurar estes canais. Usuários do plano de saúde foram pegos de surpresa e demonstraram indignação com o fechamento do escritório no município.

“Isso é um absurdo. E agora eu vou ter que ir a Campinas para resolver o meu problema”, questionou uma mulher enquanto lia o informativo e procurava informações em um comércio ao lado. Outros saíram irritados do local e alguns tentavam forçar a porta para entrar. A reportagem do Comando Notícia esteve no local na tarde de terça-feira (2). 

Explicações

Questionada sobre o motivo da suspensão na unidade da cidade, a assessoria de imprensa da Unimed Campinas informou por meio de nota que “está sempre empenhada em oferecer a seus clientes ferramentas que facilitem o atendimento e acesso aos serviços oferecidos”.

A empresa diz que exemplo dessa política “é a implantação do Registro Eletrônico em Saúde, sistema que permite ao médico realizar o pedido de qualquer procedimento no ato da consulta e de maneira 100% digital. Esse sistema já responde por 90% do total de solicitações, o que diminuiu consideravelmente a necessidade do cliente ir até uma unidade de atendimento presencial, já que o processo é acompanhado de maneira eletrônica”.

A empresa também afirmou que “outras solicitações e dúvidas podem ser resolvidas com a ajuda da Luna, a assistente virtual que está disponível no portal da Unimed Campinas, pelo aplicativo que pode ser baixado no celular e tablet, ou ainda por meio do nosso Teleatendimento, disponível 24 horas”. 

A nota enviada à reportagem também afirma “que ao disponibilizar todos esses canais digitais, a cooperativa oferece ao cliente mais conforto, comodidade e agilidade ao atendimento”. A cooperativa foi questionada sobre o número de atendimentos mensais e a média de atendimentos diários e não informou os dados.

A empresa afirmou apenas que em razão do “conjunto de facilidades, a procura por atendimentos presenciais nas unidades regionais vinha apresentando queda significativa, apesar de muitas das buscas presenciais nesses locais se referirem a questões com solução digital disponível, ou seja, sem a necessidade do atendimento presencial”. A recomendação é que os clientes de Indaiatuba entrem em contato com o teleatendimento pelo 0800-136688.

Procon

A reportagem também questionou o Procon sobre a decisão da cooperativa de fechar o atendimento presencial em Indaiatuba. Como o diretor do órgão está de férias a Prefeitura enviou nota do seu departamento Jurídico afirmando que a “legislação não obriga as empresas a manterem uma unidade em cada município, desde que disponibilizem meios de atendimento, como o site e o telefone 0800 136688”.

A administração ainda afirmou que conforme o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor foram passadas informações claras aos consumidores uma vez que a empresa de planos de saúde publicou a data em que encerraria o atendimento presencial. “Ela avisou com antecedência aos usuários e deu uma opção de atendimento”, finaliza a nota.

Foto: Joseane Miranda/Comando Notícia