CidadesIndaiatuba

URGENTE – Indaiatuba registra a segunda morte por coronavírus em uma semana

Indaiatuba (SP) tem duas mortes confirmadas por coronavírus. O segundo óbito foi confirmado neste sábado (18) em um boletim do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). Na manhã deste sábado ocorreu o óbito de uma paciente de 52 anos que havia apresentado resultado positivo para COVID-19 em teste rápido. A paciente estava internada desde o dia 29 de março recebendo suporte de Ventilação Mecânica (VM) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Duas novas internações foram registradas na última sexta-feira (17), e estão em Ventilação Espontânea (VE). Uma paciente com resultado negativo para COVID-19 foi transferida para outro setor do HAOC. Para realizar o teste rápido é necessário apresentar sintomas há pelo menos 7 dias, entre outros critérios. Aguarda-se também laudo do Instituto Adolfo Lutz.

Monitoramento diário de pacientes internados que apresentam sintomas de síndrome respiratória:

  • Ventilação Mecânica: 5
  • Ventilação Espontânea: 5
  • Óbito: 1
  • Positivos internados: 3

Primeira morte

Foi anunciada na quarta (15). A vítima era mulher, tinha 50 anos com quadro de comorbidade (problemas respiratórios e obesidade). Ela viajou em cruzeiro durante os dias 15 e 18 de março e apresentou os primeiros sintomas no dia 23, foi internada no dia 27 em hospital particular de Indaiatuba e posteriormente transferida para Campinas. O óbito aconteceu na segunda-feira (13) e a confirmação veio por exame PCR-RT emitido por laboratório particular credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Casos

Indaiatuba (SP) chegou nesta sexta-feira (17) a 30 casos confirmados de coronavírus, informa o boletim da Prefeitura, enviado às 17h21.  Foram acrescentadas mais nove notificação para Covid-19. O Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu mais três testes rápidos positivados para Covid-19, e um PCR de laboratório credenciado negativado. Outro óbito foi descartado, de uma mulher de 72 anos, o resultado foi enviado pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz). Sendo assim até este momento Indaiatuba possui 30 casos confirmados e 01 óbito pela Covid-19, com 24 pessoas curadas.

Brasil

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 9h deste sábado (18), 34.485 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 2.181 mortes. O Ceará chegou a 2.955 casos e 162 mortes nesta manhã. Na Bahia, a 37ª morte foi confirmada este sábado. A vítima era uma homem de 73 anos com hipertensão e hipotireoidismo.

Minas Gerais também registrou novos casos e mortes neste sábado. Agora, o estado tem 1.077 casos confirmados e 37 mortes por Covid-19. O Rio de Janeiro chegou a 341 mortes. O estado registrou o maior aumento proporcional da doença na semana, 130%.

São Paulo tem quase 1 mil mortos pela doença. E o Espírito Santo, 28. O Rio Grande do Sul tem 24 mortes, Santa Catarina tem 31 e o Paraná, 44. Ceará chegou a 155 fatalidades, Amazonas tem 145 e Maranhão tem 44. O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (17), aponta 33.682 casos confirmados e 2.141 mortes.

foto: divulgação/arquivo