CidadesNacionalsaúde

Uso da cannabis medicinal cresce no Brasil e elevação de 93% nas importações confirma cenário

A importação dos produtos à base de cannabis cresceu 93% nos últimos 12 meses no Brasil, de acordo com dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Desde 2015, o órgão emite autorizações aos pacientes para a compra destes produtos que são fabricados no exterior. Nas farmácias brasileiras, a venda dos medicamentos é feita desde 2020.
 

As estatísticas da Anvisa impressionam pelo crescimento das importações, um indicativo importante de que cada vez mais brasileiros estão recorrendo a tratamentos com a cannabis medicinal para ter alívio de sintomas de diversas doenças e mais qualidade de vida.

Em 2015, quando o órgão federal liberou as primeiras importações, foram 850 pedidos de pacientes. O número saltou para 58.292 solicitações atendidas entre junho de 2021 a junho de 2022. E de julho de 2022 a julho de 2023 foram 112.731 autorizações expedidas para que brasileiros pudessem importar produtos à base da cannabis medicinal.

“Estes números confirmam como o uso da planta tem ajudado milhares de pessoas a ter uma mudança de vida, com melhora significativa na saúde, proporcionada pelos tratamentos com a cannabis medicinal. Nós, da Clínica Gravital, observamos isso no dia a dia, nas consultas dos nossos médicos com pacientes de todo Brasil. É um mercado que cresce rápido e que precisa de um empenho das autoridades para que produtos que cheguem ao Brasil tenham padrões mínimos de qualidade e segurança. O mercado já atingiu um estágio em que a concorrência permite ao regulador subir a régua”, destaca Joaquim Castro, fundador da Gravital, primeira clínica especializada em tratamento com cannabis medicinal no Brasil.
 

Os medicamentos à base de cannabis são usados na forma de óleo, cápsula, extratos e pomadas. O uso da flor da cannabis, que fazia parte do rol dos produtos importados, teve a importação proibida no dia 19 de julho deste ano pela Anvisa, o que tem prejudicado o tratamento de quem usava essa parte da planta.

O uso terapêutico da cannabis medicinal tem sido usado para várias condições como insônia, ansiedade, Parkinson, Alzheimer, dor crônica, epilepsia, entre muitas outras.

Com informações: Julia Moreno