HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Usuários da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cidade reclamaram que nesta semana os atendimentos não agendados demoraram para acontecer. O Comando Notícia recebeu diversas reclamações de esperas de mais de duas horas na fila e por isso questionou o órgão federal sobre os atendimentos.
Em nota, o INSS afirmou que tempo médio de espera para as pessoas que não agendaram atendimento, na agência da Previdência em Indaiatuba, está em de duas horas neste mês. O aumento ocorreu após aposentadoria de servidores e porque as agências do INSS estão recebendo agora em março aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida nos bancos.
“O prazo para esse procedimento, no caso das pessoas que não tinham feito prova de vida no ano passado, foi até 28 de fevereiro. Embora tenha passado esse prazo, o INSS não está bloqueando todos esses benefícios de uma vez e, por isso, orienta os aposentados e pensionistas que não fizeram prova de vida a ir primeiro à agência bancária, onde esse procedimento deve ser realizado”, prossegue a nota.
“Já para diminuir o tempo de espera em suas unidades, o INSS está implantando mudanças para que o segurado possa realizar mais serviços por meio do telefone 135 ou pelo site. Atualmente, diversos serviços podem ser obtidos pelo site do INSS, sem que o trabalhador precise ir a uma unidade do INSS. Desde fevereiro deste ano, o trabalhador já pode obter pelo site do INSS a simulação de seu tempo de contribuição de forma mais prática. Antes, a pessoa precisava informar todos os seus vínculos trabalhistas e, agora, o sistema já apresenta essas informações caso constem no cadastro do INSS.”
O INSS ainda afirma que outros serviços disponíveis pelo site, desde o ano passado, são o extrato previdenciário, também conhecido como extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o histórico de crédito de benefício, o extrato de empréstimo consignado e o extrato de imposto de renda, entre outros.
foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia