CidadesJundiaíSorocaba

Vacinação: Jundiaí e Sorocaba anunciam planejamento da imunização da população

A Prefeitura de Sorocaba (SP) informou nesta terça-feira (5) que já está organizando um plano de vacinação contra a Covid-19 para o município. Uma comissão de secretarias foi formada para discutir a logística de como serão aplicadas as doses.

“Nós temos três possibilidades de armazenamento dentre as vacinas que hoje são discutidas, que é a AstraZeneca e Coronavac, que vão ser armazenadas de 2 a 8 graus, como as demais vacinas do Plano Nacional de Imunização. A Moderna em menos 20 graus e a Pfizer menos 7”, diz secretário de saúde, Vinícius Rodrigues.

Segundo o secretário, a prefeitura deve receber as doses das vacinas de 5 a 10 dias após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A comissão prevê a criação de três postos centrais de vacinação se forem enviadas as vacinas da Pfizer e a Moderna. Já para a Coronavac ou a AstraZeneca, as 32 unidades de saúde da cidade poderão aplicar a vacina.

“É importante ressaltar que algumas UBSs têm limitação física. Nessas UBSs que têm limitação física, a gente vai fazer um ponto de suporte, uma escola ou um ponto de guarda próximo da UBS, e vamos utilizar aquele ponto como se fosse uma sala para não gerar aglomeração na UBS”, explica o secretário.

Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí (SP) enviou um ofício com um plano municipal de vacinação da Covid-19 ao Governo do Estado de São Paulo e ao Instituto Butantan. No documento, o município diz ter capacidade para armazenamento e distribuição das doses.

Segundo o poder público, técnicos da saúde elaboraram o plano, que define as etapas e os grupos prioritários para o acesso às doses por meio da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), após o registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Junto ao ofício, o município informou que também investiu na renovação das câmaras de armazenamento de vacinas, na infraestrutura da Rede de Atenção Básica – com a compra de seringas e agulhas -, bem como na recomposição e ampliação do quadro de funcionários.

De acordo com a prefeitura, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde já conta com 572 mil unidades de seringas e agulhas para uso na campanha de vacinação. Ao todo, o investimento alcança R$ 500 mil. A estrutura atual do município também já dispõe de câmaras frias e freezers para o acondicionamento correto das vacinas, que precisam ser conservadas em baixíssima temperatura, informou o órgão.