HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Réveillon é uma das épocas em que as pessoas mais viajam, principalmente para passar a virada para o litoral. As viagens deste tipo demoram horas e problemas no carro podem trazer, além de custos desnecessários, “água no chope” de quem quer curtir o final/começo de ano com amigos ou família. O Comando Notícia conversou com o mecânico Reginaldo Xavier sobre o que os motoristas devem prestar atenção antes de pegar as rodovias.
“O ideal é verificar água, óleo, parte de freios, pneus, tudo isso é muito importante. Alinhamento, balanceamento, água e filtros”, diz. Uma simples revisão pode evitar problemas maiores. “Dura pouco e o motorista se previne de surpresas desagradáveis. Porque as viagens são para lazer e ninguém espera ter problemas no veículo”, diz.
Outro item muito importante é o estepe, que nem sempre é lembrado, mas faz uma diferença grande se necessário. “É pouco utilizado, mas se for solicitado precisa estar em totais condições de uso”, analisa. É bom calibrar e deixar sempre cheio para evitar ficar parado em caso de pneu furado.
Na pista, alguns sinais podem ajudar a prever se o carro vai ter falhas. “O motorista precisa ficar atento às luzes no painel, no ponteiro da temperatura, caso passe do limite e luz de óleo, que se acender virá seguida de uma falha na injeção.”
Pausas e economia de combustível
No preço que está o litro da gasolina, economizar faz bem para o bolso e para a alma. “Se levar peso excessivo ao que o carro suporta, com certeza o desempenho vai ser ruim e o gasto aumento. Para economizar combustível o motorista precisa ter revisado o carro e com a certeza que está tudo dentro dos conformes. Outra orientação é manter uma velocidade moderada e respeitar os limites, pois quanto mais acima do limite andar, mais gasta”, dia.
As famílias também devem evitar ficar horas e horas sem uma parada. “Pausas são importantes. É bom parar um pouco, esticar as pernas e também verificar água e óleo depois de uns 20 minutos parado”, opina.
Melhores horários para viajar
Para evitar congestionamentos na sexta-feira (29), o ideal será pegar a estrada no início da manhã. De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o movimento deverá ser mais intenso das 11h às 22h. Já no sábado, o pico é estimado para o período entre 8h e 14h.
Até a segunda-feira (1º), estima-se que 2,7 milhões de veículos circulem pelos sistemas Anchieta-Imigrantes, Anhanguera-Bandeirantes, Castello Branco-Raposo Tavares e pelas rodovias Ayrton Senna-Carvalho Pinto.
fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia