
A vazão do Rio Tietê aumentou com a chuva que atingiu a cidade no fim de semana em Salto (SP). Com isso, a água invadiu vários pontos da cidade e causou alagamentos.
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), moradores chegaram a ficar ilhados na Vila Nova e no bairro Pedregulho, e precisaram ser socorridos por bombeiros.
Também há registros de alagamentos no Jardim Bandeiras, nas ruas próximas ao Rio Jundiaí, que também transbordou por conta da chuva. No Jardim das Nações, várias casas da Rua Tunísia foram atingidas pela água. A sede da GCM também ficou alagada.
Sede da GCM de Salto (SP) ficou alagada durante o temporal — Foto: Arquivo pessoal
Na manhã desta segunda-feira (31), equipes da Defesa Civil percorrem diversos bairros do município. Os rios Tietê e Jundiaí seguem sendo monitorados, assim como as ruas próximas a eles.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/M/B/gG1rzUTZms9Hbnrc5BZQ/salto-1.jpeg)
A Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabur foi paralisada na manhã de domingo (30), depois que a água invadiu parte das máquinas. Os equipamentos passaram por limpeza e voltaram a funcionar na manhã desta segunda-feira (31).
De acordo com o superintendente do Saae, Ernivan Balieiro, o abastecimento será normalizado aos poucos nos bairros afetados, mas a previsão é que seja 100% retomado até o fim do dia.
Estação de tratamento em Salto — Foto: Arquivo
Em todo o estado, 21 pessoas morreram por causa da chuva. Destas, sete eram crianças. Mais de 500 famílias estão desabrigadas ou desalojadas em 11 cidades.
Por TV TEM e g1 Sorocaba e Jundiaí
Foto: Diogo Nolasco