Veja como o uso de drones em operações da PM aumenta agilidade e precisão das ações

A Polícia Militar tem ampliado o uso de drones em operações, o que reduz o tempo de resposta e aumenta a eficiência das ações em campo.
Os vídeos captados pelas câmeras do aparelho são transmitidos em tempo real para uma central de controle, permitindo uma comunicação direta entre o piloto e os comandantes responsáveis pela operação. Essa ação é feita por um link, que conecta o drone e o celular, levando as informações em tempo real.

Na última terça-feira (21), por exemplo, a PM deflagrou a maior operação com drones do estado. Foram 20 aparelhos monitorando simultaneamente áreas do ABC Paulista, Osasco e Alto Tietê. As imagens aéreas orientaram os mais de 200 policiais envolvidos na ação. Em apenas duas horas de operação 12 pessoas foram presas – entre elas, três que estavam foragidas da Justiça – e 11 kg de entorpecentes foram apreendidos. As câmeras auxiliaram na identificação de suspeitos, veículos e situações de risco, sem expor os policiais em campo.
“O emprego do drone permite que tanto o policial na linha de frente quanto o comandante saibam exatamente o que está acontecendo naquele momento e naquele local. Isso gera vantagem tática e administrativa, pois conseguimos observar potenciais riscos sem expor vidas e escolher a melhor estratégia a partir de informações precisas”, explicou o capitão Fábio Bernardo da Silva, do Comando de Aviação da Polícia Militar. “O principal objetivo da tecnologia é ampliar a consciência situacional das equipes”, completou.
Antes de cada operação, as equipes que operam o aparelho realizam testes de bateria, câmeras e sistemas de transmissão, garantindo a máxima eficiência. Após realizar as configurações de altura, parâmetro e localização, a equipe está pronta para iniciar a operação. O processo faz parte do aprimoramento das forças de segurança.
Segundo o coronel Caio de Oliveira, do Comando de Policiamento Metropolitano, responsável pela ação, o aparelho é essencial na captação de imagens, vídeos e no trabalho de inteligência policial. “É uma tecnologia que marca uma nova fase da vigilância e do monitoramento. Um divisor de águas, que além de agilizar a operação também permite de forma estratégica reprimir o crime”, afirmou.
Apesar de ser a primeira vez que tantos drones foram usados de uma só vez em uma operação policial, a PM já faz uso da tecnologia em grandes eventos culturais, como festivais de música, e manifestações populares, para identificar situações de risco e reforçar a presença policial.
“É uma precisão sem igual. Seja em ações de policiamento ostensivo ou preventivo, o drone facilita o monitoramento de perímetros e o acompanhamento de alvos. É uma ferramenta de eficiência para o trabalho policial”, completou.


Com informações:SSP-SP



