Cidades

Vera Cruz Hospital doa mil máscaras e kits higiene para pessoas em situação de rua

O Vera Cruz Hospital fez, na última quinta-feira (20), a doação de mil kits com máscaras e produtos de higiene para o SOS Rua, entidade que atende pessoas em situação de rua. A ação marca a conquista de mais de mil altas de pacientes curados da Covid-19 e o recebimento da Certificação com Excelência em Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus, tanto pelo Vera Cruz Hospital quanto pelo Vera Cruz Casa de Saúde, conferido, neste mês, pelo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde). “A entrega dos kits é um meio de poder levar segurança para fora do hospital, ajudando pessoas que não têm acesso ao básico, além de reforçar a importância do uso da máscara”, explica o diretor-presidente do Vera Cruz Hospital, Erickson Blun.

Desde março do ano passado, o Vera Cruz Casa de Saúde mantém um espaço dedicado ao atendimento às vítimas da doença: em 12 meses, mais de 20 mil pessoas foram atendidas. “Tão importante quanto essa conquista é a certificação de que somos um ambiente seguro, mesmo em meio à pandemia. Isso se deve a diversos protocolos já existentes no hospital, mas que foram evidenciados ao longo desse ano”, disse o diretor técnico médico do Vera Cruz Casa de Saúde, Bruno Gonçalves de Campos Araújo.

O serviço de abordagem social de população adulta em situação de rua, o SOS Rua, manteve suas atividades normalmente desde o início da pandemia da Covid-19. “Receber essa doação representa um importante reconhecimento para o trabalho do SOS Rua, que atende a população em situação de rua no município de Campinas. A distribuição começa de imediato, e a utilização dos kits de higiene promove dignidade a esse público, além de contribuir para a prevenção da contaminação da Covid-19”, disse Elizabete Marmo Santana, presidente da Associação Cornelia Vlieg, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, realiza a administração do SOS Rua.

Boas práticas

O Vera Cruz Hospital e o Vera Cruz Casa de Saúde receberam esse mês a Certificação com Excelência em Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus, em reconhecimento por suas condutas no enfrentamento do novo coronavírus, atestando, assim, que a instituição possui ambiente seguro e segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos em manuais da certificação. “O Selo em nível de excelência constata e valida a adoção de boas práticas, fluxos e protocolos específicos para oferecer ambiente seguro a todos os pacientes, acompanhantes e pessoas que passam em nossos hospitais, assim como também aos nossos profissionais e prestadores de serviços”, reforça Claudia Maria Figueiredo Matias, gerente de Qualidade e Segurança do Paciente.

“O hospital, portanto, está bem preparado para os desafios impostos pela pandemia. Desde o ano passado, adotamos medidas para garantir ainda mais a segurança do ambiente. Dentre elas, tornamos o Vera Cruz Casa de Saúde uma unidade dissociada do hospital no tratamento de pacientes com a Covid-19”, explica Blun. “Este certificado sinaliza que os protocolos de segurança exigidos internacionalmente são cumpridos”, completa.

Para conceder o selo Covid Free Excelente, o Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) realizou um minucioso processo de análise dos hospitais Vera Cruz e Vera Cruz Casa de Saúde, que compreendeu duas etapas: diagnóstico e certificação. “Foram avaliados 115 itens, em diversos setores, todos em conformidade com o que preconiza o Manual de Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus, desenvolvido pelo Comitê Científico do IBES, composto por profissionais especializados no sistema de saúde, baseado em referências científicas mundiais adaptadas à realidade brasileira”, explica a enfermeira de Qualidade de Segurança do Paciente, Beatriz Kaori Fujimoto. Ela conta que, entre muitos itens, foram avaliados distanciamento físico, higiene e limpeza, equipamentos de proteção, monitoramento de saúde, deveres e direitos dos colaboradores, treinamentos, comunicação e planos de emergência. A certificação é mais uma forma de levar confiança a todos aqueles que terão contato com o ambiente hospitalar, fazendo com que se sintam acolhidos e protegidos nas dependências das nossas unidades”, finaliza.

“Nós, do Vera Cruz Casa de Saúde, vivenciamos, diariamente, a batalha contra a Covid, por isso, esse certificado veio para validar o nosso trabalho, empenho e dedicação. Todas as nossas ações de melhorias foram planejadas para oferecer o melhor atendimento aos pacientes e seus familiares e aos nossos profissionais. Estamos muito contentes, já que essa também é a primeira certificação da instituição desde que o Vera Cruz assumiu a unidade”, comemora Ludmila Ester Miranda Soares, enfermeira de Qualidade e Segurança do Paciente.
Com informações: Portal Hospitais Brasil
Foto: SOS Rua