CidadesIndaiatubaPolítica

Vereadores atuam para minimizar danos causados pelas chuvas recordes

Saúde, Educação, Mobilidade e Esportes também são foco nos primeiros dias do ano

Nos primeiros dias do ano, os vereadores atuaram em várias frentes para minimizar os efeitos das chuvas fortes que caíram em Indaiatuba – além de atender a outras demandas que vieram da população.

Em dezembro choveu 71% do total de chuvas registrado em todo o ano de 2021, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE). “Infelizmente as medições do SAAE traduzem em números os danos causados pelas chuvas torrenciais que caíram no mês passado, as mais volumosas desde 1988, e que seguem ainda em janeiro, com previsão de serem recordes até o fim do verão”, afirmou o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk.

O chefe do Legislativo encaminhou ofício ao Executivo pedindo reparos nas regiões afetadas pelas enxurradas. Entre as localidades está o Recreio Campestre Internacional Viracopos. Pepo articula uma reunião entre os moradores e autoridades para tentar resolver a situação nas vias do bairro.

Atentos à mesma questão, os vereadores Arthur Spíndola, Othniel Harfuch, Luiz Carlos Chiaparine, Sérgio Teixeira e Wilson Índio da Doze vêm atuando para minimizar os danos e o sofrimento da população. Arthur, como líder da base governista na Câmara, acompanha as ações da Prefeitura no reparo dos prejuízos e vem prestando assistência aos empresários e entidades atingidas pelas tempestades. Chiaparine expediu pedidos de operação tapa-buracos e de recolhimento de entulhos em vias atingidas pelas enxurradas. Othniel enviou ofícios aos setores competentes e se encontrará nesta sexta (6) com o prefeito Nilson Gaspar para propor ações. Sérgio Teixeira tem visitado as áreas mais danificadas, em especial as comunidades rurais. “O Vale do Sol vem sendo duramente castigado, com suas estradas esburacadas e enlameadas”, ressaltou. Índio da Doze informou e solicitou atendimento emergencial para uma situação de alto risco: “A estrutura da ponte da rua 80 no Jardim Morada do Sol está comprometida”, informou à Prefeitura, após visita ao local.

OUTRAS ÁREAS

Os vereadores também dedicaram os primeiros dias do ano para atuar em outras frentes. Silene Carvalini encaminhou ofícios às secretarias municipais, solicitando serviços, e agendou reunião com a coordenação da Secretaria da Saúde para requerer ações voltadas à orientação dos munícipes sobre a importância de medidas de prevenção a doenças. Hélio Ribeiro também fez as primeiras reuniões com sua equipe de trabalho e recebeu demandas no gabinete, a maioria ligada às áreas de saúde e educação.

Leandro Pinto se reuniu com o secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, para falar sobre o andamento das obras de manutenção da arquibancada do campo de futebol da Osan e da pista de atletismo do Centro Esportivo do Trabalhador, serviços solicitados pelo vereador no ano passado.

O vereador Alexandre Peres trabalha na elaboração de projeto de lei que visa incentivar a gradativa substituição dos veículos movidos a energia limpa, diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera e promovendo melhorias para a saúde da população.

Ricardo França prossegue defendendo a implantação de um posto de coleta de sangue fixo no município. “Foi divulgado dias atrás que o Hemocentro da Unicamp, que atende as cidades da nossa região, se encontra com os estoques 48% abaixo do ideal, dependendo do tipo de sangue. Por isso é tão importante possuir uma estrutura fixa de coleta de doações em Indaiatuba”, afirmou.

Ana Maria dos Santos tem se reunido com deputados para trazer recursos para a construção de um hospital regional ou universitário e outros equipamentos para o município. “Também tenho visitado a UPA, o HAOC e as unidades de saúde para ouvir pacientes e colaboradores com o intuito de encaminhar projetos e indicações ao Executivo”, completou.

Foto: Arquivo/Comando Notícia