Política

Vereadores de Itu discutem projetos ambientais de descarte de resíduos

NÚBIA ISTELA

ITU – Um dos principais assuntos da 30ª sessão da Câmara dos vereadores nesta segunda-feira (9), foi o meio ambiente. Os projetos de leis votados foram em prol de um planeta mais sustentável.

Da autoria da vereadora Maria do Carmo Thomaz Piunti (PSC), um deles foi o projeto institui a campanha “Medicamento Vencido – Destinação Correta”. O vereador Thiago Gonzales (PR) disse que o projeto é simples, porém eficaz. “Nós vivemos um atentado silencioso contra o planeta. A população por desinformação, não sabem onde descartar os remédios vencidos”, conclui. O propósito do projeto é o recolhimento de medicamentos vencidos ou inadequados para o uso.

A campanha será feita pelo poder público municipal que orientará a população da importância do respeito ao meio ambiente, dando a correta destinação a esses produtos, sendo de responsabilidade do poder público municipal, a fixação de coletores de medicamentos em condomínios, supermercados, farmácias e edifícios públicos. Os distribuidores de de produtos farmacêuticos recolherão os medicamentos e darão a destinação correta.Em segunda discussão o projeto foi aprovado por unanimidade.

A autora do texto disse que inicialmente não se previa remédios veterinários, e com as emendas esses produtos também farão parte do descarte. “O secretário da Saúde disse que tem displays nas unidades básicas. É importante que no momento em que formos nas farmácias, depositemos os medicamentos vencidos nos respectivos lugares. Embora tratamos os esgotos, não estamos preparados para tratar essa química exacerbada”, justificou.

Henrique de Paula (PV) parabenizou a iniciativa do projeto e acrescentou “É uma questão de saúde pública. 28% das intoxicações ocorrem por causa de remédios que não fazemos uso correto, tendo esse projeto aprovado poderemos caminhar”, afirmou.

Segundo José Galvão (DEM), brasileiros culturalmente guardam remédios vencidos e esse projetos veio a calhar no momento em que a cidade ituana precisa se conscientizar em relação ao descarte correto, “menos de 20% dos moradores da cidade recicla o lixo, é necessário que os ituanos criem o hábito de separar o lixo. O meio ambiente agradece”, finalizou.

WhatsApp Image 2017-10-09 at 19.03

Palavra livre
No tema livre a vereadora Maria do Carmo destacou as desapropriações feitas para o consócio da barragem do rio Piraí. Ela garantiu que até março todas estarão concluídas. E que ela espera que até 2020 Itu possa desfrutar dessas águas. Benedito Roque (PTN) também falou sobre a barragem. “Eu sou otimista, espero que até 2024 as águas do Piraí, cheguem até nós. É justo que todas a cidades vizinhas contribuam para isso com dois milhões cada ano. A água do Mombaça vai custar caro, é uma água não comum e que precisa de um cuidado especial.”

Durante sua fala, Roque pediu um minuto de silêncio por Janaúba, cidade no norte de Minas Gerais, pelas vítimas do incêndio criminoso ocorrido na creche Gente Inocente na quinta-feira (5). O vereador solicitou que as empresas que vão para Itu, tenham pelo ao menos 80% dos funcionários ituanos e que prestem serviço de qualidade.

Em homenagem ao dia do nordestino Roque citou a música “Cidadão”, do cantor Zé Ramalho.  “Tá vendo aquele edifício moço? / Ajudei a levantar / Foi um tempo de aflição / Eram quatro condução / Duas pra ir, duas pra voltar / Hoje depois dele pronto / Olho pra cima e fico tonto / Mas me chega um cidadão / E me diz desconfiado, tu tá aí admirado / Ou tá querendo roubar?”.

Sérgio Castanheira (PSD) chamou a atenção para os cuidados que se deve ter com os animais. “O Brasil é o segundo país em números de gatos e cães, mas é o primeiro em abandono, é importante que a classe política se envolvam com a causa animal, e todos nós precisamos nos conscientizar que eles são nossos amigos”, disse.

Wilson da Farmácia (SDD) em seu encontro com o deputado Paulinho da Força, disse ter solicitado uma visita ao prefeito e a cidade de Itu, e também emendas como patrulha rural e R$ 600 mil para a saúde.

E nesta quinta-feira, dia 12, a rádio Nova Fm realizará uma festa para pais e crianças das 9 horas até o meio dia, informou Normino (PHS).

Foto: Núbia Istela/Comando Notícia