Viaduto construído na passagem de nível da ferrovia do Pimenta será aberto em agosto
A Rumo está em fase final das obras de construção do viaduto na passagem de nível da alameda Comendador Doutor Santoro Mirone, no bairro Pimenta. O tráfego de veículos no local deverá ser liberado no final de agosto. Com um investimento de R$ 23 milhões, a obra solucionará o congestionamento de um cruzamento que recebe mais de 3 mil veículos por dia, nos dois sentidos, oferecendo mais segurança para motoristas e pedestres.
O viaduto tem 23 metros de extensão e sete de altura, e contará com duas pistas de tráfego rodoviário, além de uma faixa para a travessia de pedestres. A obra que foi iniciada em outuro de 2023 também inclui a interligação dos acessos.
O prefeito Nilson Gaspar ressaltou a importância desta obra para a segurança das pessoas que utilizam esse trecho de via, diariamente, para acessar as propriedades instaladas na região do bairro Pimenta e também o Senai. “O viaduto que a Rumo está construindo vai eliminar a passagem de nível na interligação do Distrito Industrial com a Fazenda Pimenta, garantindo mais fluidez ao trânsito, mais agilidade nos deslocamentos e, principalmente, mais segurança e tranquilidade para as pessoas que utilizam esse trecho todo os dias”, explicou.
Gaspar reforçou, ainda, que essa é uma obra muito esperada pelo município. “É um compromisso que a Rumo assumiu com a Administração Municipal e que está entregando, agora. Quem ganha mais uma vez é a nossa população, que tem acompanhado o crescimento da cidade de forma planejada e ordenada”, acrescentou o prefeito.
Giana Custódio, gerente de Relações Governamentais da Rumo, explicou que a parceria entre a concessionária e a Prefeitura Municipal tem como objetivo proporcionar um trânsito melhor e mais seguro a todos os moradores da cidade. “As obras que a Rumo está realizando em conjunto com a Prefeitura exigiram um planejamento robusto que visa melhorar a mobilidade na região, garantindo a segurança da comunidade e da operação ferroviária”, finalizou a gerente.
A linha férrea que passa pela cidade de Indaiatuba integra o trecho administrado pela Rumo entre as estações Canguera (ZKE), em São Roque, e Evangelista de Souza (ZEV), em São Paulo.
Com informações: Assessoria/PMI
Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI