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Viagem de 1h04, velocidade máxima de 140 km/h, tarifa a R$ 64: o que se sabe sobre o Trem Intercidades entre SP e Campinas

O projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas ainda está longe de sair do papel, mas a grandeza da obra de mobilidade chama atenção. O edital estabelece um prazo de 240 dias para empresas interessadas enviarem as propostas e define a data do leilão para o dia 28 de novembro, às 15h. A concessão será de 30 anos, a partir do início da operação comercial.

Veja, abaixo, tudo o que se sabe sobre o Trem Intercidades

 

 

Qual o investimento previsto?

 

 

  • O edital prevê aporte de R$ 12,8 bilhões para a infraestrutura, incluindo a construção e modernizações.
  • A concessão já teve valor inicial de R$ 7,5 bilhões, mas depois foi alterada e elevada para R$ 10,2 bilhões, em 2022. O novo valor, diz o estado, inclui correção inflacionária.

Qual o prazo de concessão?

 

 

  • A concessão será de 30 anos, a partir do início da operação comercial.

 

 

Quais as ligações previstas?

 

 

  • Serviço Expresso (Trem Intercidades) – São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí;
  • Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7-Rubi – conectam a Estação Barra Funda, em São Paulo, a Jundiaí, e atende às cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista;
  • Serviço TIM (Trem Intermetropolitano) – vai de Jundiaí a Campinas, e atende também Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Extensão do projeto do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo, apresentado em audiência pública nesta segunda-feira (16) — Foto: Eduardo Rodrigues/EPTV

Extensão do projeto do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo, apresentado em audiência pública nesta segunda-feira (16) — Foto: Eduardo Rodrigues

Quanto tempo vai demorar a viagem?

 

 

  • O Trem Intercidades (serviço expresso) deve percorrer os 101 km entre São Paulo e Campinas no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos.
  • A proposta é que as viagens do serviço expresso tenham intervalos de 15 minutos nos horários de pico.

 

 

Qual a previsão de entrega?

 

 

  • Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), informou que o serviço intermetropolitano, com paradas em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará em funcionamento até 2029, enquanto o trem expresso, que prevê apenas uma parada de dois minutos em Jundiaí, deve começar a operar até 2031.

 

 

Quanto pode custar a passagem?

 

 

  • O valor estimado da tarifa do serviço expresso, definido a partir de pesquisas sobre potencial e demanda, é de R$ 64, mas a companhia vencedora da concorrência pode oferecer um valor inferior ao teto;
  • Atualmente, uma passagem de ônibus entre Campinas e São Paulo está na faixa de R$ 42, enquanto quem usa um carro próprio paga em torno de R$ 23,50 somente de pedágios para ir de Campinas a São Paulo, considerando-se o uso da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), uma das principais do estado;
  • “A gente entende que R$ 64 é adequada porque o serviço é mais rápido, estamos falando de um deslocamento em 1h04, enquanto o ônibus é de 1h30 a 2h, pode ser até mais que isso com trânsito. Além disso, as tarifas de ônibus não são reajustadas há algum tempo”, ponderou André Isper, secretário-executivo da SPI.

Viagem teste percorreu trajeto do futuro Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Viagem teste percorreu trajeto do futuro Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas — Foto: Reprodução

Qual a velocidade do trem?

 

 

  • Para a realização do serviço expresso, o edital prevê que a empresa implante trens cuja velocidade máxima chegue a 140 km/h – o que é considerado média velocidade.
  • O projeto também inclui a implantação de um serviço metropolitano entre Campinas e Francisco Morato (SP), e estabelece atendimentos a outros municípios do interior paulista como Louveira (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP). A extensão dessa operação seria de 65,8km, com nove estações e velocidade comercial de 56 km/h – a estimativa é que o tempo de viagem dure 55 minutos.

 

 

Quantos passageiros serão transportados?

 

 

  • O estado prevê que o serviço expresso (SP e Campinas em 64 minutos) seja atendido por um trem com capacidade para 800 passageiros, operando em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico.
  • A expectativa do projeto é atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.

 

 

Qual a infraestrutura prevista?

 

 

  • O edital prevê que as composições contem com banheiros, incluindo os acessíveis;
  • Telas pelos vagões para informar detalhes sobre a viagem e trajeto, e que poderão ser explorados para publicidade;
  • Oferta de sinal de internet (Wi Fi), tomada e porta USB aos passageiros;

 

 

Quantos empregos serão gerados?

 

A projeção é que o empreendimento irá gerar um total de 10.552 empregos diretos, indiretos e induzidos.

Condições de malha precária impedem velocidades acima de 40 km/h do trem durante viagem teste entre São Paulo e Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Condições de malha precária impedem velocidades acima de 40 km/h do trem durante viagem teste entre São Paulo e Campinas — Foto: Reprodução

Com informações: g1 Campinas 

Foto: Carlos Bassan/PMC