Polícia

Vidart realiza apresentações no Ciaei dias 3 e 4

A Prefeitura de Indaiatuba realiza nos dias 3 e 4 (quarta e quinta-feira) a apresentação do projeto de arte circense Vidart, às 19h30, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Desenvolvido pela Secretaria de Educação o projeto que faz parte do currículo escolar da Rede Municipal ensina para alunos do período integral e núcleo comum diversas modalidades circenses como: malabares, diabolô, trapézio, monociclo, entre outros.

O espetáculo do Vidart contará a história dos Clássicos da Disney, em uma super noite de gala. As crianças do Projeto se transformarão em príncipes, princesas, heróis, vilões, fadas, bruxas e seres encantados para apresentação de um grande espetáculo circense. O evento tem entrada gratuita e acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro, quarta e quinta-feira, às 19h30, no Ciaei.

Participarão deste espetáculo cerca de 180 alunos das Emebs Wladimir Olivier e Padre Joaquim Aparecido Rocha sob a orientação dos professores Ana Bicudo, Eduardo Canil, Erica Marcelli, João Oliveira, Lucilene Melo, Miriam Carrilho e Simone Campos Sales.Este ano a Magic World Eventos será a parceira com suas belíssimas fantasias dos personagens Disney.

Projeto Vidart

O projeto de arte circense Vidart faz parte do currículo escolar da Rede Municipal e ensina para alunos do período integral e núcleo comum diversas modalidades circenses como: realizadas aulas de malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático, dança, entre outros. É desenvolvido em cinco unidades escolares: Emebs “Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, “Profª. Cleonice Lemos Naressi”, “Wladimir Olivier”, “Padre Joaquim Aparecido Rocha” e “Profª. Maria Benedicta Guimarães” e conta com a participação de aproximadamente 400 alunos.

A prática circense reforça a importância do respeito, da disciplina, da responsabilidade e do interesse pelas aulas. Cabe ainda destacar que a prática das atividades circenses aumenta a capacidade de concentração dentro das salas de aula, além de promover a autoconfiança. Além da questão corporal, o projeto Vidart adquire grande importância no processo de inclusão social, pois proporciona alternativas para diversas questões sociais. Este trabalho funcionou como um apoio educacional importante, com reflexos no aumento da responsabilidade, do respeito e da autonomia, bem como o acesso à cultura e à prática corporal saudável.

As aulas são desenvolvidas por 7 professores formados em Educação Física que estão sempre se atualizando através de cursos e capacitações circenses. São os professores:   Ana Lucia Bicudo, Carlos Eduardo Canil, Erica Marcelli, João Paulo de Oliveira, Lucilene de Oliveira Melo, Miriam Carrilho e Simone Ribeiro de Campos Salles. Ao final de cada ano letivo o aluno conclui um ciclo de aprendizagem, onde é demonstrado através de espetáculo, transformando alunos em verdadeiros artistas.

Neste ano, faremos dois espetáculos baseados nos seguintes temas: Clássicos da Disney (Padre Joaquim Aparecido Rocha e Prof. Wladimir Olivier) e Bom dia, todas as cores! (“Profª. Cleonice Lemos Naressi”, “Profª. Maria Benedicta Guimarães” e na “Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”).

Foto: arquivo Giuliano Miranda – RIC/PMI