Cidades

Vigilância Solidária chegará ao Jardim Primavera

O Jardim Primavera será atendido pelo Projeto Vizinhança Solidária, da Secretaria Municipal de Segurança, e desenvolvido pela Guarda Civil em parceria com a Polícia Militar e com o Comseg (Conselho Municipal de Segurança Pública). O anúncio foi feito na semana passada. A reunião foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes e contou com a participação de moradores dos jardins América, Primavera e Monte Carlo.

O projeto promove a integração dos vizinhos, que formam um vínculo de cooperação e contato direto com as forças policiais. Com a aproximação dos moradores do bairro, um conhece a rotina do outro e em conjunto monitoram o cotidiano do local, ficando alertas para qualquer situação suspeita.

Todo bairro tem um Tutor que é o responsável pela coordenação dos vizinhos. O tutor cria um grupo no WhatsApp, onde os vizinhos escrevem caso constatem qualquer anormalidade no bairro e avisam se já ligaram para a Guarda Civil ou para a Policia Militar. Os moradores que têm câmeras de monitoramento na residência, muitas vezes até enviam no grupo as fotos dos suspeitos, o que auxilia os vizinhos e as Forças de Segurança Pública a localizar os indivíduos.

A iniciativa tem apresentado resultados muito positivos com a grande diminuição da criminalidade onde é implantado. No total são 29 bairros envolvidos no projeto, incluindo o Jardim Primavera. Nos bairros onde já foi implementado, o projeto reduziu drasticamente o número de delitos e a sensação de segurança é muito maior.

O projeto é organizado e implantado pela Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba e tem o apoio do Comseg (Conselho Municipal de Segurança de Indaiatuba) e das Polícias Civil e Militar.

COMSEG

fotos: arquivo/divulgação