com informações do G1 Campinas
A Secretaria de Saúde de Vinhedo (SP) informou neste domingo (29) que investiga o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19). A paciente, uma mulher de 63 anos, esteve na Itália, retornou ao Brasil na última terça-feira (25) e procurou atendimento médico na quinta (27) após apresentar sintomas como febre, coriza, tosse e dor de garganta.
Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu neste caso. Em nota, Vinhedo informa que o marido da paciente, que viajou com ela, não apresenta qualquer sintoma. A idosa foi atendida em um hospital particular de Valinhos, já recebeu alta e está em casa, monitorada em isolamento domiciliar.
Oficialmente, a região possui cinco casos suspeitos do novo coronavírus: um em Valinhos e quatro em Campinas. Assim como Vinhedo, Valinhos também notificou um outro 2º caso suspeito não confirmado pelo estado.
Família monitorada
A Secretaria de Saúde de Vinhedo monitora três pessoas, sendo dois adultos e uma criança, que tiveram contato com o homem de 61 anos que foi o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil. Segundo a prefeitura, os três são parentes do idoso e não apresentaram sintomas.
“A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, reforça à população que não há motivos para pânico. Profissionais de Saúde do município foram treinados especificamente para lidar com a possibilidade da chegada deste novo vírus”, diz a nota.
foto: divulgação