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Viracopos encerra 2020 com alta de passageiros pelo 8º mês seguido e projeta crescimento em 2021

Campinas, 23.04.2016, Inauguração do Aeroporto Internacional de Viracopos, o Novo Viracopos passa a ter capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano,em Campinas (SP). Fotos : Ricardo Lima|Photografie

O Aeroporto Internacional de Viracopos encerrou o ano de 2020 com mais um indicativo de retomada gradual de passageiros por parte das companhias aéreas. O terminal registrou em dezembro a oitava alta consecutiva de movimentação de passageiros em relação ao mês anterior. Com isso, houve redução dos impactos causados pela queda brusca de passageiros ocorrida principalmente entre os meses de março e abril do ano passado. 

O aeroporto registrou em dezembro o movimento de 789,3 mil ante 754,4 mil passageiros em novembro, 701,5 mil pessoas de outubro, 564,7 mil em setembro, 454,2 mil em agosto, 383,2 mil em julho, 305,4 mil em junho, 226,5 mil em maio e 150,5 mil em abril (menor movimentação do ano). A previsão é que o mês de janeiro apresente nova alta, podendo chegar próximo aos 800 mil passageiros.  

“A perspectiva é pela continuidade gradual de recuperação de movimento em 2021 já que temos oito meses seguidos de alta por parte das companhias aéreas. O aeroporto está se preparando para a retomada dos movimentos aos patamares considerados normais nos próximos meses”, disse o diretor de Operações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota. 

Apesar de ainda apresentar queda da movimentação de passageiros de 11,8% na comparação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019 (que teve 895.497 mil passageiros), houve aumento de quase 5% na comparação entre novembro e dezembro deste ano.  

Já no acumulado do ano de 2020, a queda foi de 36,6% em relação ao mesmo período de 2019. No total, 6,7 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram pelo terminal em 2020 ante 10,5 milhões de 2019, resultando na redução de 36,6%. 

Até o mês de fevereiro de 2020, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série histórica de 18 altas mensais seguidas. Em janeiro deste ano, por exemplo, o aeroporto chegou a transportar 964.792 com crescimento de 8,35% em relação a janeiro de 2019.    

Em 2019, Viracopos registrou recorde histórico de movimentação de passageiros para um ano com 10,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.  A queda brusca ocorreu principalmente nos meses de março e abril por causa da pandemia. No entanto, desde maio a recuperação vem ocorrendo de forma gradual como mostra a evolução de movimento de aeronaves e de passageiros.  

Pousos e decolagens      

A recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual e lenta após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia.  O aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril). 

No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. Em julho, o movimento diário chegou próximo de 130 pousos e decolagens/dia.    

Já em agosto, os movimentos diários de pousos e decolagens chegaram a 165 e, em setembro, foram aproximadamente 190 movimentos/dia. Em outubro, foram 240 pousos e decolagens diárias, em média.    

Já no mês de novembro, a média diária de pousos e decolagens chegou a 275 movimentos por dia. Em dezembro, esta média ficou próxima dos 290 pousos e decolagens por dia.  

Ações contra o contágio 

No final de 2020, Viracopos recebeu o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a Covid-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde. 

Desde março de 2020, com o início da pandemia, Viracopos adotou rapidamente uma série de pelo menos 40 medidas contra o contágio da COVID-19 que foram fundamentais para a conquista do certificado. 

Viracopos ampliou no ano passado o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros. A iniciativa visa minimizar a propagação da doença diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. Também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura no momento em que os passageiros apresentam o bilhete de embarque. 

O painel de medição de temperatura implantado pela empresa integradora de sistemas Grupo Contsec é uma combinação de aplicações tradicionais baseadas no reconhecimento de faces e detecção de temperatura por infravermelho. A medição leva em torno de três a cinco segundos. 

Já a desinfecção especial ocorre diariamente, sempre antes dos horários de pico operacional, e é realizada pelo menos três vezes ao dia. Também são desinfetados os carrinhos de bagagem, escadas, elevadores e cadeiras. 

Nos meses de março e abril, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela COVID-19. Ações como ampla higienização, novos avisos sonoros, comunicação ativa, sinalização de distanciamento e desinfecção constante, já adotadas nos últimos meses, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global. 

O protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla, até agora, pelo menos 40 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária. 

Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais de passageiros e de cargas, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram totalmente remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização dos passageiros. Além disso, desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à COVID-19. 

Também foi implementada a higienização e desinfecção constante de diversas partes do aeroporto tais como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais aéreas de contato. Desde março, os assentos possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros. O aeroporto também realizou uma série de ações no combate à COVID-19 no Terminal de Carga, que está entre os maiores e mais movimentado da América do Sul. 

Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.