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Viracopos registra em julho novo indicativo de retomada gradual do movimento de passageiros

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), apresentou em julho novo indicativo de que há uma retomada gradual de passageiros por parte das companhias aéreas que operam no terminal. Apesar de os dados ainda estarem bem abaixo na comparação com o mesmo período do ano passado, por causa da pandemia, houve alta de movimentação pelo terceiro mês consecutivo em relação ao mês anterior.

O aeroporto registrou movimento de 383,2 mil passageiros em julho ante 305,4 mil em junho, 226,5 mil em maio e 150,5 mil em abril (menor movimentação do ano). A previsão é que o mês de agosto apresente nova alta, podendo superar o mês de julho e chegar próximo aos 450 mil passageiros.

Apesar de ainda apresentar queda de 61,5% na comparação entre julho de 2020 e julho de 2019, houve aumento de quase 27% na comparação entre julho e junho deste ano.

Já no acumulado dos primeiros sete meses do ano de 2020, a queda chega 43,9% em relação ao mesmo período de 2019. Até o mês de fevereiro deste ano, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série de 17 altas mensais seguidas. Em janeiro, o aeroporto chegou a transportar 964.792 com crescimento de 8,35% em relação a janeiro de 2019.

Recuperação gradual 

A recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual e lenta após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia.  O aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril).

No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. Em julho, o movimento diário chegou próximo de 130 pousos e decolagens/dia. Já em agosto, a previsão é que os movimentos diários de pousos e decolagens cheguem a 165.

Ações contra o contágio

Viracopos ampliou o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros e de ônibus utilizados pelos passageiros no deslocamento até as aeronaves. A iniciativa visa minimizar a propagação da Covid 19 diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. Também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura.

O painel de medição de temperatura implantado pela empresa integradora de sistemas Grupo Contsec é uma combinação de aplicações tradicionais baseadas no reconhecimento de faces e detecção de temperatura por infravermelho. A medição leva em torno de três a cinco segundos e é realizada em Viracopos quando os passageiros apresentam o bilhete de embarque.

Já a desinfecção ocorre diariamente, sempre antes dos horários de pico operacional, e deve ocorrer pelo menos três vezes ao dia. O aeroporto já havia realizado outras desinfecções do terminal, mas as ações passaram a ser regulares e constantes há dois meses. Também são desinfetados os carrinhos de bagagem.

Nos meses de abril e maio, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela Covid 19. Ações como ampla higienização, avisos sonoros, sinalização de distanciamento e desinfecção constante, já adotadas nos últimos meses, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.

Com esta nova ação de desinfecção especial, o protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla, até agora, 35 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.

Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização. Desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à Covid 19.

Também foi implementada a higienização e desinfecção constante (a cada quatro horas) de diversas partes do aeroporto tais como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais aéreas de contato. Os assentos agora possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros.

Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.

 

Foto: divulgação.