com informações do G1 Campinas
A Receita Federal encerrou o primeiro bimestre deste ano com nove apreensões de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O balanço foi divulgado na semana passada e no mesmo período do ano anterior não foram registradas ocorrências.
O caso mais recente ocorreu em 20 de fevereiro, quando a equipe de vigilância localizou 63,3 kg de cocaína em duas malas que seriam despachadas para Lisboa, em Portugal. De acordo com a Receita, ninguém foi preso em flagrante e uma avaliação preliminar indicou que a quantidade de entorpecente poderia ter valor próximo de R$ 16 milhões na Europa.
As bagagens foram encaminhadas para a Polícia Federal e as drogas foram localizadas após denúncia feita por um funcionário de companhia aérea que estava no terminal.
Desde janeiro, mais oito apreensões foram registradas pela Receita e todas com passageiros que viajariam para Orly, na França. Segundo o órgão, cinco deles levavam a cocaína em cápsulas ingeridas, enquanto os demais tentaram embarcar com o entorpecente fixado junto ao corpo. “Todos foram detidos em flagrante e encaminhados junto com a droga para a autoridade competente”, diz nota sem mencionar a quantidade de entorpecente apreendido nas ações.
foto: Receita Federal